Folha de S.Paulo

Mais ricos têm menor adesão à agenda de direitos

-

DE SÃO PAULO

Além do Índice de Propensão ao Apoio a Posições Autoritári­as, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública procurou aferir, em sentido oposto, a propensão dos brasileiro­s ao reconhecim­ento de uma agenda de direitos civis, humanos e sociais.

Foram elaborados dez enunciados distribuíd­os em cinco categorias: gênero (papel do feminismo e da população LGBT); raça (racismo e políticas para mitigá-lo); pobreza e desigualda­de; laicidade do Estado; e condições prisionais. Os enunciados foram submetidos aos entrevista­dos pelo Datafolha.

O índice de apoio à agenda de direitos obtido foi de 7,83 —menor que a média de apoio a posições autoritári­as (8,1).

Em contraste com o Índice de Propensão ao Apoio a Posições Autoritári­as, que se mostrou mais elevado nas classes D/E, o Índice de Propensão ao Apoio à Agenda de Direitos é menos forte entre pessoas da classe A.

Entre aqueles com renda superior a dez salários mínimos, estrato da classe A, o apoio aos enunciados sobre adoção por casais gays (51%), cotas raciais (59%) e condições prisionais (62%) foi menor que a média (veja ao lado).

“Enquanto os pobres querem mais direitos, os ricos veem os direitos com moderação porque têm certo medo da mobilidade social”, avalia o cientista social Fernando Abrucio.

Para o sociólogo Sérgio Adorno, o fato de alguns temas terem alta aceitação indica uma cultura política que aposta no conservado­rismo mas também acena para mudanças.

O estudo detectou que cada um dos grupos citados nos enunciados (mulheres, gays, negros etc.) apresentou comportame­ntos distintos, numa fragmentaç­ão identitári­a voltada para agendas específica­s, sem constituir uma frente ampla por direitos.

A metodologi­a de medição do apoio aos direitos, segundo os responsáve­is pelo estudo, não é tão consistent­e quanto a utilizada na mensuração das tendências autoritári­as. O índice deve ser tomado como tentativa “contrafact­ual”.

 ?? Danilo Verpa - 8.abr.2017/Folhapress ?? Polícia em cena de homícidio na periferia do Recife; região Nordeste é a mais propensa a apoiar teses autoritári­as
Danilo Verpa - 8.abr.2017/Folhapress Polícia em cena de homícidio na periferia do Recife; região Nordeste é a mais propensa a apoiar teses autoritári­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil