Folha de S.Paulo

Governo veta emenda que permitia censura

Item foi retirado do projeto de reforma política após críticas feitas por entidades representa­tivas da imprensa

-

Medida exigia que site retirasse do ar conteúdo considerad­o ofensivo a candidatos, ainda que sem decisão judicial

Após críticas ao projeto que regulament­a propaganda eleitoral na internet, o presidente Michel Temer decidiu vetar uma emenda que permitia censura em redes sociais sem aval da Justiça.

O peemedebis­ta atendeu ao apelo feito por parlamenta­res e por entidades como ANJ (Associação Nacional de Jornais), ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigat­ivo).

A decisão ocorreu depois de um apelo do próprio autor da emenda. O deputado Áureo (SD-RJ), pediu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que sua emenda fosse retirada do texto aprovado pelo Congresso.

Pelo dispositiv­o, sites seriam obrigados a suspender, sem decisão judicial, a publi- mam não ter como bancar as campanhas desde que o (STF) Supremo Tribunal Federal proibiu, em 2015, que as empresas continuass­em a financiar o mundo político.

O Congresso aprovou ainda uma emenda à Constituiç­ão que proíbe as coligações para eleição ao Legislativ­o e cria regras para barrar a proliferaç­ão de partidos.

Este último texto entrou em vigor na última quarta-feira (4), após promulgaçã­o da emenda pelo Congresso. (TALITA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil