Folha de S.Paulo

Koike lança ‘Yurinomics’ contra o premiê do Japão

Governador­a de Tóquio criou partido para eleições que ocorrem no dia 22

- ANA ESTELA DE SOUSA PINTO

Coligação do primeiromi­nistro, Shinzo Abe, ainda lidera pesquisas, mas cresceu o apoio à nova agremiação

A governador­a de Tóquio, Yuriko Koike, lançou nesta sexta (6) o “Yurinomics”, plataforma econômica alternativ­a ao “Abenomics” do primeiro-ministro, Shinzo Abe.

Koike, 65, tornou-se a principal rival de Abe, 63, na política nacional, ao criar há duas semanas uma nova sigla, o Partido da Esperança, para concorrer com o governista Partido Liberal Democrata nas eleições parlamenta­res prevista para o dia 22.

As eleições, que ocorreriam só em 2018, foram antecipada­s por Abe como estratégia para fortalecer o apoio a seus projetos (leia abaixo).

O “Yurinomics” critica medidas econômicas do primeiro-ministro e propõe criar no médio prazo uma renda mínima universal para os japoneses, como resposta ao medo crescente de que a automação e a digitaliza­ção eliminem boa parte dos empregos.

Hábil no manejo de imagens e símbolos, a governador­a de Tóquio não só deu seu prenome como apelido ao programa econômico como lançou uma plataforma de “12 Zeros”:

> >

Zero energia nuclear Zero impunidade para corporaçõe­s

Zero doação empresaria­l para políticos Zero fila nas creches Zero fumo passivo Zero superlotaç­ão em transporte coletivo

Zero abandono de animais domésticos Zero desperdíci­o de comida Zero violação de direitos trabalhist­as

Zero idosos ou deficiente­s sem acesso ao transporte público

Zero fios e cabos aéreos, pendurados em postes E até mesmo:

Zero febre do feno (rinite alérgica)

> > > > > > > > > >

O partido também propõe uma saída gradual da atual política de estímulo monetário do Banco do Japão, uma das principais medidas de Abe para tentar revigorar a atividade econômica, que teve sucesso apenas relativo.

O PIB vem crescendo, mas a ritmo baixo, a deflação per- siste e os salários não subiram, apesar de as empresas estarem lucrando mais.

Koike propõe tributar reservas em caixa das empresas, como forma de incentivá-las a distribuir dividendos, reinvestir ou elevar salários.

Só a Toyota, a companhia mais valiosa do país, acumula em caixa 17,6 trilhões de ienes (o equivalent­e a R$ 494 bilhões), segundo cálculos da agência Bloomberg. É mais que o valor de mercado de qualquer outra empresa da Bolsa japonesa.

O Partido da Esperança também promete igualdade de representa­ção política para mulheres e fim da discrimina­ção contra homossexua­is e transgêner­os. BALDE DE ÁGUA FRIA Apesar de seu destaque no novo partido, Koike afirmou que não vai renunciar ao governo de Tóquio para concorrer à Câmara baixa (o equivalent­e à Câmara dos Deputados), órgão que, com a Câmra alta, elege dentre seus membros o primeiro-ministro, chefe do Executivo.

A governador­a de Tóquio já impôs duas derrotas ao primeiro-ministro Abe em menos de dois anos, mas não deve repetir a façanha desta vez.

Pesquisas recentes apontam para uma vitória de Abe nas eleições do dia 22. Mas, em menos de uma semana, o partido de Koike atraiu dezenas de políticos e já aparecia com quase 15% das intenções de voto (contra 24% do PLD).

 ?? Issei Kato/Reuters ?? A governador­a de Tóquio, Yuriko Koike, durante entrevista
Issei Kato/Reuters A governador­a de Tóquio, Yuriko Koike, durante entrevista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil