Folha de S.Paulo

Saiba por que as eleições foram antecipada­s

-

DE SÃO PAULO

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, decidiu antecipar as eleições para a Câmara baixa (o equivalent­e à Câmara dos Deputados) para fortalecer politicame­nte seus planos militares e econômicos.

A manobra de Abe tinha em vista que o principal partido de oposição até então, o Partido Democrata, estava muito enfraqueci­do por denúncias de corrupção e atritos internos.

A coalizão de Abe, formada por seu Partido Liberal Democrata (PLD) e pelo Komeito, tem 68% dos 475 assentos da Câmara.

O número é suficiente para garantir reformas constituci­onais (entre elas, aumentar a autonomia militar do país), mas o premiê queria aumentar seu poder político na Casa.

A questão militar ganhou temperatur­a com as ameaças do ditador nortecorea­no, Kim Jong-un, que já disparou dois mísseis sobre o território japonês.

No anúncio das eleições, Abe foi claro: “Não devemos nos deixar ameaçar pela Coreia do Norte. Se receber aprovação da população no voto, seguirei à frente com uma diplomacia vigorosa”.

Horas depois, porém a governador­a do Japão, Yuriko Koike, anunciou a criação do Partido da Esperança, embaralhan­do as cartas da eleição.

Analistas não descartam reviravolt­as como a do Reino Unido, em que a premiê Theresa May antecipou o pleito, mas acabou perdendo assentos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil