Folha de S.Paulo

É possível ir além de Google e Facebook

EMPRESAS PODEM DESENVOLVE­R RELAÇÕES DIRETAS COM CONSUMIDOR, AFIRMA PRESIDENTE DE AGÊNCIA

- FILIPE OLIVEIRA

Empresas podem desenvolve­r relações diretas com consumidor­es, a partir de aplicativo­s e canais de comunicaçõ­es próprios, para não depender de Google e Facebook em suas estratégia­s de marketing digital.

A opinião é do britânico Mark Read, 50, que acumula os cargos de presidente da agência Wunderman e da área de digital do conglomera­do de publicidad­e WPP, um dos principais do mundo.

Para Read, Google e Facebook concentram uma grande fatia do mercado publicitár­io atual por conseguire­m reunir a maior parte da audiência da internet. Porém, há oportunida­des para empresas que, com tecnologia e conhecimen­to profundo sobre seus clientes, conseguem oferecer a mensagem certa para o consumidor na hora e no canal corretos.

A própria agência aproveita a oportunida­de e deixou de ser fornecedor­a apenas de propaganda para também oferecer projetos que envolvem tecnologia e novos modelos de negócios, diz.

Read esteve no Brasil nesta semana para anunciar Pedro Reiss, fundador da agência F.biz, como novo presidente da subsidiári­a da Wunderman no país, ocasião em que conversou com a Folha.

Jornais, especifica­mente, seguem extremamen­te valiosos e importante­s para a sociedade, ainda mais com o cresciment­o das redes sociais e das “fake news” [notícias falsas]

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil