Folha de S.Paulo

Avião elétrico pode virar realidade em cinco anos

Start-up apoiada pela Boeing promete aeronave para até 12 passageiro­s

-

Empresa diz que custo deoperação­serámenor que os modelos atuais, mas analistas estão céticos com a promessa

A Boeing está reforçando seu interesse por futuras tecnologia­s de aviação na corrida para desenvolve­r o primeiro avião de passageiro­s elétrico e autoguiado

Um de seus primeiros investimen­tos em inovações disruptiva­s, a Zunum Aero, uma start-up sediada em Washington (EUA), revelou na quinta-feira (5) alguns detalhes sobre o custo de operação do primeiro avião de passageiro­s com propulsão híbrida elétrica.

A aeronave poderá levar entre 10 e 12 passageiro­s e deve começar a voar comercialm­ente em 2022, de acordo com a empresa.

Segundo a Zunum, que tem também entre seus investidor­es a companhia de aviação econômica JetBlue, a meta é ter um custo de US$ 0,05 por assento disponível/quilômetro —um indicador de eficiência empregado pelo setor.

De acordo com relatório da consultori­a Oliver Wyman publicado em 2015, isso representa­ria uma redução de entre 10% e 30% com relação aos custos de operação dos aviões de maior porte operados por empresas de aviação convencion­ais e econômicas.

Mas alguns especialis­tas encaram com ceticismo a hipótese de que a operação de aviões híbridos será mais barata, pelo menos inicialmen­te. “Não vejo uma redução de custos inicial, porque eles ainda terão turbinas aciona- das por combustíve­l fóssil”, disse Nikhil Sachdeva, da consultori­a Roland Berger.

Além disso, o peso e a duração das baterias limitarão o alcance dos aviões de propulsão elétrica.

Mas a empresa disse que a duração da carga das baterias estava avançando tão rápido que a Zunum esperava levar ao mercado até 2030 seu primeiro avião comercial elétrico para 50 a 100 passagei- ros, com alcance de 1.600 km.

A empresa quer converter as pessoas que viajam de carro e trem em viajantes aéreos, pormeiodou­sodeaeropo­rtos locais com requisitos de segurança mais modestos, a fim de reduzir o tempo de viagem em percursos de curta e média distância. PAULO MIGLIACCI

 ?? Divulgação ?? Modelo de avião elétrico da start-up Zunum Aero, dos EUA
Divulgação Modelo de avião elétrico da start-up Zunum Aero, dos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil