Folha de S.Paulo

Saúde é o principal pedido de romeiros que lotam Belém no Círio de Nazaré

- Fundadora e coordenado­ra do Projeto Risco Biológico diretora de conhecimen­to do IQG enfermeira do Hospital do Trabalhado­r gerente de segurança do trabalho e meio ambiente da Sociedade Beneficent­e Israelita NAIEF HADDAD

Quando decidiu caminhar os mais de 350 km que separam Salinópoli­s, no Pará, da capital do Estado, Belém, Lydiane Silva, 39, sabia que enfrentari­a dois obstáculos principais.

Ao viajar sozinha, estaria mais vulnerável a crimes, como furtos. Além disso, haveria um enorme desgaste físico até chegar às festividad­es do Círio de Nazaré.

A obsessão em cumprir uma promessa a Nossa Senhora de Nazaré venceu o que havia de receio.

Com apenas um ano e sete meses, Luana, a filha caçula de Lydiane, sofreu uma forte reação alérgica, que chegou a deixá-la em coma. Há sete meses, Luana passou por um transplant­e de medula em São Paulo.

Nos últimos três dias, a reportagem ouviu pelo menos três dezenas de romeiros, vindos de outras cidades do Pará e de Estados como o Maranhão. Há quem participe do Círio de Nazaré para pagar promessas de emprego e para aprovação no vestibular, mas a saúde de familiares é, de longe, o tema mais comum.

Mãe de quatro filhos, Lydiane se compromete­u com a santa que andaria até Belém se a caçula se recuperass­e. Foi o que ela fez. Nesse período, não foi assaltada, mas pelo caminho alguém jogou uma pequena pedra no seu rosto –por intolerânc­ia com os chamados “promesseir­os”, ela supõe.

O Círio de Nazaré acontece sempre no segundo domingo de outubro. Atualmente nove romarias compõem as festividad­es, que têm reunido centenas de milhares de pessoas todos os anos. A cerimônia acontece na cidade desde 1793.

“Não consigo fazer nada sem que a Nossa Senhora me acompanhe”, diz Lydiane, que mantém uma pequena pousada na praia de Atalaia, em Salinópoli­s.

Talvez a incumbênci­a mais famosa entre os católicos da região Norte do país seja acompanhar a procissão segurando a corda. São, na verdade, cinco trechos de corda de longa espessura.

Ao fim dessa sequência, vem a imagem da santa, conduzida por dezenas de fiéis.

 ??  ??
 ?? Bruno Santos/Folhapress ?? Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que percorre as ruas de Belém até a Catedral da Sé
Bruno Santos/Folhapress Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que percorre as ruas de Belém até a Catedral da Sé
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil