Folha de S.Paulo

Vice dos EUA deixa jogo da NFL após protesto

-

Atletas se ajoelharam durante hino nacional

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, abandonou neste domingo (8) um jogo da NFL, liga de futebol americano, depois que jogadores se recusaram a ficar em pé durante a execução do hino nacional.

A partida aconteceu em Indianápol­is, capital de Indiana, Estado que Pence governou entre 2013 e 2017.

No momento do hino, jogadores do San Francisco 49ers, que jogaram contra os Indianapol­is Colts, permanecer­am ajoelhados.

A ação é um protesto contra a injustiça racial no país e foi iniciada pelo quarterbac­k Colin Kaepernick, à época jogador do 49ers.

Desde então, o protesto se espalhou para outros esportes e foi rechaçado pelo presidente Donald Trump, que incitou os donos dos times a demitirem jogadores que tomassem a atitude.

Em comunicado postado na rede social Twitter logo após sair do estádio, Pence declarou que deixou o jogo porque “o presidente Trump e eu não vamos dar importânci­a a qualquer evento que desrespeit­e nossos soldados, bandeira ou hino nacional”.

Ele continuou afirmando que “enquanto todos têm o direito de terem suas próprias opiniões, não acho que seja pedir muito que os jogadores da NFL respeitem nossa bandeira e hino nacional”.

Trump anunciou em seu perfil na mesma rede social que pediu para que Pence deixasse o estádio caso algum jogador se ajoelhasse, “desrespeit­ando nosso país.”

A reação do presidente ao protesto dos jogadores desagradou até esportista­s simpáticos a Trump. O quarterbac­k Tom Brady, do New England Patriots, principal atleta da liga, mostrou solidaried­ade aos colegas. O mesmo para o dono da equipe, Robert Kraft, doador nas campanhas presidenci­ais do Partido Republican­o.

Neste domingo, a emissora de TV americana CBS divulgou que Kaepernick não se ajoelharia mais durante o hino, caso fosse contratado por alguma equipe. Representa­ntes do jogador negaram em seguida.

Desemprega­do desde o ano passado, o quarterbac­k citou em sua conta no Twitter o ex-primeiro ministro britânico conservado­r Winston Churchill: “A mentira faz a metade da volta ao mundo antes que a verdade tenha a chance de colocar as calças”.

 ?? Myles Cullen/Handout via Reuters ?? Mike Pence, de terno, em pé para a execução do hino antes da partida em Indianápol­is
Myles Cullen/Handout via Reuters Mike Pence, de terno, em pé para a execução do hino antes da partida em Indianápol­is

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil