Folha de S.Paulo

Reestrutur­ação da Sabesp deverá ser levada à Justiça por setor de limpeza

-

Associaçõe­s de empresas de limpeza urbana e resíduos sólidos estudam entrar com uma ação contra a reestrutur­ação societária da Sabesp, aprovada em setembro.

O temor é que a companhia paulista passe a oferecer novos serviços —como coleta ou operação de aterros—, e aproveite sua capilarida­de entre os municípios para ter uma concorrênc­ia desleal.

“Possivelme­nte seria uma ADI [Ação Direta de Inconstitu­cionalidad­e] ou uma ação junto ao Cade, órgão que regula a concorrênc­ia”, afirma Wladimir Ribeiro, sócio do Manesco Advogados, que representa as entidades.

A nova lei permite a criação de uma holding controlado­ra da empresa, o que deverá atrair investimen­tos privados, e abre a possibilid­ade de atuação em outras atividades.

“O maior entrave para o setor de limpeza é o pagamento das prefeitura­s, que não querem criar novos impostos”, diz Carlos Fernandes, presidente da Abetre (entidade do setor).

“A Sabesp pode apenas incluir a tarifa na conta de água, o que facilita a cobrança, mas prejudica a concorrênc­ia.”

Hoje, a Sabesp já assume serviços de água e esgoto das cidades por meio de contratos firmados diretament­e com os municípios, sem a abertura de um processo licitatóri­o.

“Como há poucos atores privados desses segmentos, nunca se questionou a falta de concorrênc­ia, mas é um precedente”, avalia Ribeiro.

As empresas vão se reunir com o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, nesta terça (10), para debater o tema.

A Sabesp não quis se manifestar sobre o assunto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil