Folha de S.Paulo

1% ao ano perdem para a caderneta se o resgate for feito em até seis meses.

-

DE SÃO PAULO

Depósitos na poupança feitos desde 7 de setembro começaram a render menos a partir deste sábado (7). A rentabilid­ade cairá de 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencia­l) para 70% da Selic — mensalizad­a— mais TR.

A mudança entrou em vigor com a decisão do Banco Central, no dia 7 do mês passado, de reduzir pela oitava vez seguida a taxa Selic, que foi para 8,25% ao ano. O gatilho é ativado sempre que a Selic (taxa básica de juros) for igual ou inferior a 8,5%.

Isso acionou a regra que diminui a rentabilid­ade da caderneta, mas, ainda assim, a poupança consegue superar o ganho de aplicações de renda fixa, como fundos com taxas salgadas e títulos emitidos por bancos.

A regra vale não só para depósitos feitos desde 7 de setembro, mas também para o saldo de depósitos a partir de 4 de maio de 2012.

Segundo Juliana Inhasz, professora do Insper, a caderneta rende mais que CDBs que rendem 80% do CDI, mas perde para o Tesouro Selic no longo prazo. Esses dois últimos investimen­tos também são afetados pela queda dos juros e sofrem incidência de Imposto de Renda.

De acordo com ela, o pequeno investidor dificilmen­te consegue uma taxa de administra­ção boa em fundos. Por isso, a poupança continua sendo um dos melhores investimen­tos para esse público.

Levantamen­to da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administra­ção e Contabilid­ade) mostra que a caderneta rende mais que fundos com taxas de administra­ção superiores a 2% ao ano, independen­temente do prazo da aplicação.

A poupança também ganha de fundos com taxa até 1,5% ao ano se o resgate ocorrer em até 12 meses e tem rentabilid­ade igual se o saque ocorrer entre um e dois anos.

Mesmo fundos com taxa de LONGO PRAZO O gatilho que reduz o ganho da caderneta passou a vigorar em maio de 2012, em uma tentativa do governo Dilma Rousseff de diminuir a atrativida­de da poupança.

As mudanças foram anunciadas quando a taxa básica estava em 9% ao ano. Poucos meses depois, porém, a inflação disparou e o BC precisou elevar novamente a Selic. Resultado: as novas regras só vigoraram até agosto de 2013.

Agora, a expectativ­a é que a regra tenha vida mais longa, consideran­do que a inflação está comportada —2,5% nos 12 meses até setembro— e que o corte de juros é uma das ferramenta­s do governo para reanimar a economia.

 ?? Shen Bohan/Xinhua ?? » DE VOLTA PRA CASA Passageira tira foto em estação ferroviári­a de Pequim; feriado chinês de oito dias deve ter gerado US$ 88 bilhões em turismo para a economia
Shen Bohan/Xinhua » DE VOLTA PRA CASA Passageira tira foto em estação ferroviári­a de Pequim; feriado chinês de oito dias deve ter gerado US$ 88 bilhões em turismo para a economia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil