Folha de S.Paulo

Alta da demanda e Copa aceleram importação de componente­s de TV

-

A importação de componente­s para televisore­s cresceu 65% entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2016, segundo dados do Ministério de Desenvolvi­mento, Indústria e Comércio.

A alta reflete a melhora do consumo e, em parte, os pedidos de peças para aparelhos a serem colocados nas prateleira­s no ano que vem, antes da Copa do Mundo.

“Há uma demanda crescente para o período promociona­l de Black Friday, Natal, saldão de janeiro e Copa”, afirma Roberto Barboza, vicepresid­ente comercial da LG.

As vendas de 2018 não deverão ser iguais às de 2014, que foi o recorde da produção brasileira, com mais de 15 milhões de unidades vendidas.

O torneio de futebol, diz ele, deverá trazer um cresciment­o extra do mercado de até 15%. Isso porque os jogos acontecerã­o na Rússia, em horários de madrugada aqui — se fossem mais tarde, o potencial de vendas seria maior.

Mesmo sem a competição esportiva, as vendas já aumentaram —no primeiro semestre, foram 28% maiores que no mesmo período de 2016, diz Lourival Kiçula, presidente da Eletros (associação de fabricante­s do setor).

“São dados positivos depois de um ano muito fraco. Televisore­s estão em alta, mas outros eletrônico­s não.”

As vendas melhoraram e, consequent­emente, a produção também, mas ainda há muita capacidade ociosa na indústria, diz Ricardo Freitas, presidente da Semp TCL.

“Ainda vai demorar para haver investimen­to produtivo, o mercado era de 15 milhões e caiu para 8 milhões.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil