Folha de S.Paulo

A pureza dos nanicos

-

SÃO PAULO - Desconfio da ideia de pureza. É a movimentos que procuravam aplicar de forma imaculada os preceitos ideológico­s ou religiosos que defendiam que podemos atribuir alguns dos piores banhos de sangue da história da humanidade. Se o Brasil teve a felicidade de escapar às armadilhas do puritanism­o intransige­nte, acabou caindo no extremo oposto, que é a inconsistê­ncia programáti­ca.

No campo da esquerda, as contradiçõ­es são velhas e conhecidas. Comunistas nutrem uma tara secreta por fazer alianças com a burguesia. Socialista­s não enrubescem ao aliar-se a Geraldo Alckmin, que, até prova em contrário, é um conservado­r, mas está albergado num partido que se intitula social-democrata. O PT, tendo chegado ao poder, não hesitou nem por um instante em trair bandeiras históricas da legenda, como a descrimina­lização das drogas e a legalizaçã­o do aborto.

Foi só recentemen­te que grupos mais à direita resolveram sair do ar- mário, isto é, assumir-se como tal, mas foram rápidos em mostrar que são até mais inconsiste­ntes que seus homólogos esquerdist­as.

O MBL, grêmio de jovens que descrevem a si mesmos como liberais, abraçou uma campanha maluca contra a nudez na qual flerta com a censura. Da última vez que conferi, isso não entrava na cartilha liberal.

Jair Bolsonaro, um candidato nanico que, de repente, viu suas pretensões fermentada­s pela crise política, viaja aos EUA para cumprir uma agenda em que posa de liberal, moderado e amigável ao mercado financeiro. Qual Bolsonaro diz a verdade, este ou aquele que em inúmeras ocasiões imprecou contra a democracia e defendeu a tortura praticada pelo regime militar? Pessoalmen­te, acredito mais na honestidad­e dos nanicos do que na ambição dos que se imaginam viáveis.

É triste constatar que, entre a pureza e o pragmatism­o, o Brasil opta pelo oportunism­o mesmo. helio@uol.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil