Folha de S.Paulo

Establishm­ent nos EUA abre as portas para Bolsonaro

-

O “Financial Times” publicou texto de Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute, do Wilson Center, que chama a atenção para o fato de outros “think tanks” terem aberto as portas para Jair Bolsonaro.

Em Nova York, ele vai falar à Americas Society/Council of the Americas e à BrazilianA­merican Chamber of Commerce. Na capital, deve ser recebido na Universida­de George Washington, “a cinco quadras da Casa Branca”.

A AS/COA se justificou: “Temos uma longa tradição de receber candidatos de todas as linhas, incluindo pessoas com as quais nossos membros possam discordar”.

Sotero lembra que “Mr. Bolsonaro dedicou seu voto pelo impediment­o de Dilma Roussef a um ex-coronel que chamou de ‘herói nacional’, por seu papel como comandante de uma unidade em São Paulo onde centenas de presos políticos foram torturados, inclusive Ms. Rousseff. Cinquenta deles morreram”.

E que “o objetivo da turnê é normalizá-lo como um adepto da economia liberal”.

Raiva americana Na série sobre os “anúncios russos”, o “New York Times” publicou um “exame” do Facebook, com o enunciado “Como a Rússia colheu a raiva americana para remodelar a política dos EUA”, usando posts de americanos. Para Tom Gara, editor de Opinião do “BuzzFeed”, a conclusão é “bizarra”. “Os americanos remodelara­m eles mesmos a América”, diz.

US$ 200 mil Lucas Shaw, da Bloomberg, vai além: “Alguém realmente acredita que US$ 200 mil em anúncios comprados em Facebook e Google tiveram algum efeito na eleição mais cara da história?”.

Estupro & Hollywood O “NYT” seguiu à frente na cobertura dos escândalos do produtor Harvey Weinstein, com depoimento­s de celebridad­es como Gwyneth Paltrow, Oscar de melhor atriz. Mas a revista “The New Yorker” publicou afinal a sua reportagem, também aguardada, que trouxe o áudio de um dos episódios de assédio e a revelação de que “três mulheres afirmaram que Weinstein as estuprou”, em situações de “sexo oral e vaginal forçado”. A nova reportagem, segundo o site “HuffPost”, estava originalme­nte prevista para a NBC, TV de um grupo que inclui estúdios de cinema —e que não quis a história.

 ??  ?? O produtor Harvey Weinstein, segundo a ‘New Yorker’
O produtor Harvey Weinstein, segundo a ‘New Yorker’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil