Folha de S.Paulo

Cesar Yeung, da Associação Geral dos Empresário­s Chineses do Brasil, afirma

- ROGÉRIO GENTILE

DE SÃO PAULO

Em vídeo gravado durante uma operação de combate à pirataria e ao contraband­o na rua 25 de Março, no centro de São Paulo, funcionári­os a serviço da Receita Federal chamam chineses de “filhos da puta” e afirmam que o “Brasil é um país de merda (...), que legaliza todo mundo”.

A gravação foi feita durante a Operação Setembro, deflagrada no dia 11 de setembro, e que resultou na apreensão de 880 toneladas de mercadoria­s, quantia suficiente para lotar 68 caminhões. Foram fiscalizad­as 869 lojas na região central da cidade.

O Shopping 25 de Março, situado no principal polo de comércio popular do país, foi fechado durante a ação. O valor estimado dos produtos apreendido­s, segundo a Receita, atingiu R$ 440 milhões.

No vídeo, os funcionári­os da Receita usam o termo “raça” para se referir aos chineses, dizem que 99% estão ilegalment­e no país e que aqui “eles fodem todo mundo”.

Uma das pessoas envolvidas na operação reclama da lei brasileira “idiota”, enquanto um outro afirma que “os chineses tomam o trabalho do brasileiro, enquanto o brasileiro acha isso legal”.

No vídeo, uma pessoa não identifica­da tenta contra-argumentar: “São todos seres humanos”, afirma. “Não é porque são chineses que ferram todo mundo.”

O agente da Receita Federal responde: “Se o país deles fosse bom, eles estavam lá”. Ele diz considerar que em breve “no Brasil haverá mais estrangeir­o do que nacional”.

À Folha, por meio de uma nota oficial, a Receita afirmou que abrirá uma investigaç­ão. DESUMANO que em quase toda a operação a atitude dos servidores da Receita foi de descaso perante os comerciant­es chineses. “Foi um tratamento de cão, totalmente desumano.”

A associação entregou uma cópia da gravação para a Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo.

“É deplorável o que aconteceu, ninguém deve ser tratado com discrimina­ção ou ser vítima de discurso de ódio”, afirma Ricardo Sayeg, presidente da comissão. “Além disso, houve uma total falta de tato mercantil com uma nação que é a maior parceira comercial do Brasil.”

Além do que chamou de racismo, a associação dos empresário­s considera que a operação da Receita Federal não atendeu aos limites impostos

 ?? Rivaldo Gomes - 11.set.2017/Folhapress ?? Shopping 25 de Março fechado para operação da Receita
Rivaldo Gomes - 11.set.2017/Folhapress Shopping 25 de Março fechado para operação da Receita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil