Folha de S.Paulo

Claro usa contrato falso para cobrar multa por fim de plano, afirma leitor

- DE SÃO PAULO—

O leitor Mauricio Rocha de Jesus afirma que a Claro cobrou multa de R$ 4.000 pelo fim de um contrato que já estava com o período de carência vencido.

Segundo Jesus, a empresa apresentou a cópia de um contrato adicional para justificar a multa, apesar de o leitor não ter conhecimen­to do documento e de a assinatura ser claramente “forjada”.

Jesus reclamou com a Claro

QUEIXA: ESTORNO ATRASADO

A TIM não devolveu o valor de uma conta que foi paga duas vezes pelo leitor por engano. A empresa deu prazo de 90 dias para o lançamento do valor como crédito, mas após três meses isso ainda não ocorreu.

(Roberto Braguim Pellim) RESPOSTA DA TIM

Informa que o valor de R$ 99,00 será reembolsad­o dentro de um prazo de 30 dias.

QUEIXA: SEM PAGAMENTO

A SulAmérica não fez o débito em conta do plano de saúde do leitor, apesar de acordo prévio. Ele então reclamou à intermediá­ria Qualicorp e pediu um boleto, mas não foi atendido e agora teme cobrança de multa.

(Elvira Ciacco da Silva Dias) RESPOSTA DA QUALICORP

Pede desculpas pelo transtorno e diz que já enviou o boleto solicitado sem juros ou multa. e com a OT Mobile, representa­nte para atendiment­o corporativ­o, mas nada foi feito para resolver o problema.

Ele então registrou um boletim de ocorrência, sendo que o delegado confirmou que “a assinatura é facilmente identifica­da como falsa”.

A Claro afirmou que entrou em contato com o cliente e esclareceu o problema, mas não deu detalhes.

RESPOSTA— QUEIXA: SEM ASSISTÊNCI­A

A HP recusou fazer a assistênci­a técnica da impressora do leitor após ela perder funcionali­dade devido à instalação de uma nova versão do Windows. O funcionári­o o aconselhou a buscar ajuda na internet.

(Ademir Valezi) RESPOSTA DA HP

Pede desculpas pelo transtorno e diz que está apurando o ocorrido e auxiliando o cliente.

QUEIXA: PREÇOS ABUSIVOS

A Comgás achou um vazamento de gás no apartament­o do leitor e recomendou algumas empresas —relacionad­as em seu site— para o conserto. Todas elas, porém, deram valores altos e poucas alternativ­as de pagamento.

(Ivani Julião) RESPOSTA DA COMGÁS

Diz que só indica o site para que o cliente contrate a empresa que atenda sua necessidad­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil