Folha de S.Paulo

Um jornalista que acumulava vários empregos

- LÉLIO RAPHANELLI (1930-2017) FERNANDA PEREIRA NEVES JOSÉ VICENTE CERA - Aos 87, viúvo de Lia Ernesta Delfini Cera. Cem. Gethsêmani, praça da Ressureiçã­o, 1, Vl. Sônia. 7º DIA 4º ANO

O relógio marcava 4h e Lélio Raphanelli já estava na rua. Passava na banca, comprava todos os jornais e seguia para o escritório —às vezes na companhia do filho ainda pequeno. Em pouco mais de três horas, ele lia tudo, fazia recortes e anotações.

Essa era a primeira etapa do dia desse carioca, que nos anos 60 chegava a acumular três, quatro empregos. Depois do clipping, deixava o papel de assessor de imprensa e seguia para o Ministério do Trabalho e Emprego, onde atuou por décadas. À tarde, era a vez da Redação do jornal.

As carreiras seguiam em paralelo, mesmo depois que Lélio se mudou para Brasília, em 1971. Passou por jornais como “Diário de Notícias” e “Correio Braziliens­e”, cobriu três Copas e lembrava com orgulho de quando conheceu Pelé.

O futebol era, na verdade, uma paixão para ele. Contava que na adolescênc­ia ia jogar no subúrbio do Rio e, se ganhasse, tinha que fugir com todo o time pra não apanhar.

Já mais velho, assustava os desavisado­s com gritos e xingamento­s quando via aos jogos na TV, principalm­ente do Vasco. Mas era de entusiasmo, nada de mau humor. Lélio amava piadas e só perdia o sorriso quando a comida vinha ruim, diz a nora, Mara.

Além dos jogos e dos pratos “espetacula­res” —com o “s” sempre bem puxado—, Lélio dedicava seu tempo aos netos, aos livros e à igreja, principalm­ente depois da aposentado­ria. Repetia sempre, orgulhoso, que era oblato do Monastério de São Bento.

Viúvo, morreu no último domingo (8), aos 87, devido a uma doença no fígado. Deixa dois filhos, nora, genro, quatro netos e dois bisnetos. coluna.obituario@grupofolha.com.br HELIO PALERMO FILHO - RUBENS BERNAL MOLINA - VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/ Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

ANÚNCIO PAGO NA FOLHA: tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil