Folha de S.Paulo

Assembleia de SP deve iniciar CPI da fosfoetano­lamina

Deputados desejam investigar se houve irregulari­dades no estudo realizado pelo Icesp que apontou ineficácia da ‘pílula do câncer’

- GABRIEL ALVES

Deputados estaduais de São Paulo planejam iniciar nas próximas semanas as atividades de uma CPI (Comissão Parlamenta­r de Inquérito) sobre a fosfoetano­lamina, a chamada “pílula do câncer”.

Segundo a Folha apurou, um dos possíveis alvos da investigaç­ão é o estudo realizado no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), que apontou a ineficácia da substância para tratar pacientes com câncer em estágio avançado. De dezenas de pacientes testados, apenas um obteve melhora —não necessaria­mente atribuível à candidata a droga anticâncer.

Defensores da substância afirmam que o suposto mecanismo de ação da droga requer um sistema imunológic­o preservado para gerar resultados positivos. No caso, os voluntário­s já estariam de- bilitados e não teriam condições de exibir tal resposta.

No entanto, não há evidência científica que permita esse tipo de avaliação.

Os deputados também almejam colocar em xeque a escolha da dosagem e do modo de administra­ção do estudo do Icesp, algo questionad­o pelo criador da fosfoetano­lamina, Gilberto Chierice, professor aposentado da USP.

Apesar de ter distribuíd­o a droga por anos e para centenas de pessoas, Chierice preferiu não palpitar na dosagem usada no estudo do Icesp e afirmou ser necessária a realização de testes específico­s para essa finalidade.

A CPI também pode se focar nos buracos no princípio da história da “fosfo”. Há relatos de que a substância foi testada em seres humanos em hospitais do interior de São Paulo em meados da década de 1990. Os dados, no entanto, nunca foram publicados.

 ?? Marcus Leoni - 16.dez.2015/Folhapress ?? Manifestan­te pró-fosfoetano­lamina protesta na Alesp
Marcus Leoni - 16.dez.2015/Folhapress Manifestan­te pró-fosfoetano­lamina protesta na Alesp

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil