Folha de S.Paulo

Corte de imposto devolve Trump a palanque

Republican­o recorre a público cativo para emplacar proposta, no dia em que ex-aliado cita risco de impeachmen­t

- SILAS MARTÍ

Presidente afirma que mudança amplia ganho da classe média; para analistas, benefício só terá impacto para ricos

Enquanto Washington pega v a f ogo , enodiaemqu­esofreu o mais duro ataque de seu ex-estrategis­ta - chefe ,D onald Trump v ia j ou com a esperanç ade faz er a vançar uma de suas poucas promessas de campanhaqu­epodem v ingar.

Nesta quarta ( 11 ), quando chegav aa Harris bf

urg , naPensilvâ­nia, onde de endeu sua reforma tributária diante de mil caminhonei­ros ,T rump nã o sa bia, mas Stephen Bannon, dispensado da Casa Branca, estimav aem 30% a chance de o republican­o concluir o mandato, alertando, ementre v istaà “V anit yF air”, queoe x-che f e poderia sofrer um impeachmen­t.

No rastro de uma troca de farpas com aliados e ex-aliados como Bannon, que caiu depois do atentado em Charlottes­ville ,T rump tenta se reaproxima­r de seus eleitores mais fervorosos, grupo que chama de “minha gente”.

Essa foi a quarta parada de uma turnê para apresentar as mudanças que pretende fazer na área econômica, depois de passar por Missouri, Indiana e pela Dakota do Norte ,E stados onde senadores democratas em fim de mandato sã o os mais vulnerávei­s na eleição legislativ­a do ano que vem.

Um de seus principais argumentos na hora de v ender a re f orma é o f ato de que a típica família americana, segundo a equipe econômica, pode vir a pagar até US$ 4.000 (R$ 12,6 mil) a menos de imposto de renda por ano.

Mas isso, na visão de economista­s, ainda não está claro .M uitos afirmam que os cortes de Trump, na verdade, vão b ene iciar os mais ricos. Umaan fá

lisedo U r b anBro-, okings Tax Polic yC enter um “think tank” para assuntos tributário­s em Washington, calcula que os milionário­s veriam sua renda aumentar em até 10% ao ano com a medida, enquanto os mais pobres teriam, nom áximo, 1,2% de dinheiro a mais no bolso. DESCONTO PARA RICOS ãOutrosf sobre pontos da reforma soo im do ,imposto propriedad­es o corte de taxas corporativ­as e a desburocra­tização do procedimen­to estãde repatriaçã­o xterior,fo de undos que onoe que também agrada aos mais ricos. Democratas atacam o plano. “O que os republican­os querem,não é uma reforma tributária mas um grande desconto de impostos para os mais ricos ,à s custas da classem édia”, disse o senador Bo bC ase y.“OC ongresso deveria tra b alhar de forma bipartid riaparare f ormarocó

fá digo iscal de modo a a j udar as f amílias, em vez de apro v ar esse esquema ruim para classe m é dia e tra b alhadores.”

Diferenças à parte , tudo pode dar errado se Trump não deixar de se digladiar por

vá ó, meiode b ra atasemrede­ssociais com sua pr pria equipe e correligio­n rios entre eles o senador republican­o Bob Corker e o secretário de Estado ,R e xT illerson. vêSuas brigas

mais recentes m minando qualquer possibilid­ade de implementa­r pontos de sua agenda, como a reforma do sistema de saúde, que ainda está travada.

Enquanto nã oa vança sua tentativa de desmontar o Obamacare, implementa­do por seu antecessor na Casa Branca ,T rump vê are forma tribut á ria , agoraamea ç adaporseu comportame­nto err á tico , como únicapossi b ilidadedes­ucesso , emseuprime­iroanode go v erno , na concreti z a çã o de promessas de campanha.

Também se trata de um dos poucos assuntos da pauta política atual sobre os quais o presidente e as alas mais moderadas dos republican­os concordam .O avanç odareforma nos impostos pode, na visão de analistas, sanar as fraturas internas da legenda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil