Folha de S.Paulo

Para americanos, presidente incita Pyongyang

Segundo pesquisa ,2 em cada 3 cidadãos reprovam declaraçõe­s de Trump sobre tema

-

Uma pesquisa da ag ê ncia Associated Press em parceria Affairs NORC-CentervorR­esearch felou Public com o

re que 65% dos americanos dizem crer que as declaraçõe­s do presidente Donald Trump pioraram a situaçã ocoma Coreia do Norte o di

ao-isolarem tador Kim Jong un.

Desses 65%, 45% avaliam que as declaraçõe­s “pioraram muito” a situação .A penas 8% dos americanos acham que as afirmações do presidente foram positivas.

A pesquisa foi reali z ada cerca de uma semana após Trump ele v ar o tom em relação ao regime norte - coreano, chamando seu ditador de “homem do foguete” e ameaçando “destruir completame­nte” o país caso os EUA tivessem que se defender ou defender seus aliados .K im respondeu com mais ameaças.

Dos entrevista­dos, 75% pensam que os comentário­s feitos pelos representa­ntes do regime norte-coreano pioraram a situação.

MuiBaltrum­as ,6 7 , dacidade de Evanston , no Estado de Illinois, discorda .E le a f irma que a ameaça norte - coreana está tomando proporções exageradas e que Kim Jongun é mais calculista e “não tão louco quanto todos acham que ele é”.

Baltrumas, que se identifica com os democratas, de oposiçã oa Trump, disse estar mais preocupado com o “estilo John Wayne ” adotadopel­a CasaBranca , emreerf ê ncia ao ator americano conhecido por seus filmes de faroeste.

“Enquanto estivermos olhando para a Coreia do Norte, não estamos vendo os problemas no nosso quintal. Acho que é uma distraçã opolítica b oa e barata”, disse.

Apesar da incertez aso bre a capacidade da Coreia do Norte de produzir uma bomba atômica e de lançá-la nos EUA, 67% dos entrevista­dos disseram estar muito ou extremamen­te preocupado­s

-ç coreano. com a amea a nuclear do regime norte

Quatro americanos em dez também disseram estar preocupado­s especifica­mente com o lugar onde moram.

“Ele [Trump ] ir á para al - gum lugar seguro . Nó sn ã otemos para onde ir”, disse Anthon yL ero yW aters ,6 1, de Wilmington, na Carolina do Norte.

Em relação a território­s americanos no oceano Pacífico, como a ilha de Guam, 68% dos entrevista­dos disseram estar preocupado­s com a ameaç ade Kim . E 69% se disseram preocupado­s com aliados americanos, como a Coreia do S uleo Japão ,v izinhos da Coreia do Norte.

A pesquisa foi realizada com 1.150 americanos selecionad­os aleatoriam­ente e ouvidos entre 28 de setemb roe 2 de outubro .A margem de erro é de 4,1 pontos percentuai­s.

 ?? KCNA-29.set.2017/KNS/AFP ?? Kim Jong-un ao lado de militares em uma fazenda no país
KCNA-29.set.2017/KNS/AFP Kim Jong-un ao lado de militares em uma fazenda no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil