Folha de S.Paulo

Tribunal determina prisão de organizado­res de plebiscito curdo

- IRAQUE

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Um tribunal iraquiano determinou nesta quarta-feira (11) a prisão do presidente e de dois outros membros da comissão responsáve­l pela organizaçã­o do plebiscito de independên­cia da região autônoma curda do norte do Iraque.

AS uprema Corte, mais alta autoridade judicial do Iraque, decidiu, em1 8 de setembro, suspender a consulta no Curdistão ,j ulgando-a contrária à Constituiç­ão.

Hendr yS aleh , presidente­da comissão ,Y ari Hadji Omar e Wahida Yofo Hermez tiveram suas prisões determinad­as pelo Tribunal de Rassafa por violar essa decisão.

O str ês, que viajaram várias vezes para Bagdá para en- contrar membros do governo central nos dias anteriores ao plebiscito ,f icam impedidos de circular nas províncias iraquianas que não fazem parte da região autônoma do Curdistão.

Duas semanas apó sa vitória do “sim ”— pela independên­cia— com 92,73% dos votos, a crise entre Bagdá e a liderança curda no Iraque continua.

Para o Iraque, uma secessão curda implicaria perda de território e de boa parte da produção de petróleo do país.

Os curdos são o maior po v o sem pátria do mundo , com 30 milhões de pessoas .A população está spalhada por Turquia, Iraque ,S íria e Irã, países que se opõem ao separatism­o curdo por temerem perda de parte de seus território­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil