Folha de S.Paulo

Em cima da hora Léa Seydoux acusa Weinstein de assédio

Atriz engrossa denúncias contra produtor americano; Bafta suspende filiação do magnata

-

Maisatri z es v ieramapúb li - co com den ú ncias de ass é dio contra Harve yW einstein .O caso do produtor americano, 55, um dos maiores nomes do Hollywood cinemaamer­icano , mo vb z

ili ou num mo imento lento e crescente desde que uma reportagem do jornal “Ne wY or kT imes ” re v elou , na última quinta (5), di v ersas acusações de mulheres ao longo dos últimos 30 anos.

Nomes como Angelina Jolie, Gwyneth Paltro w,M ira Sorvino e Asia Argento denunciara­m o magnata, responsáve­l por produções como “Shakespear­e Apaixonado” ( 1 998) e “Lion” (2016).

Em te x to pu b licado no bri- tânico “The Guardian” na quarta (11), a atrizfranc­esa Léa Seydou x a f irmouqueop­rodutor tentou assedi á- la se x ualmente num quarto de hotel.

Segundo ela ,W einstein a chamoupara­tomar b e b idase discutirtr­a b alho , pulouso b re ela e tentou beijá-la àf or ç a .

Ela disse que a ind ú stria cinematogr­áfica é machista e misógina e que “trata as mulheres com desprezo ”.O produtor, teria sugerido que ela perdesse peso e se vanglorivv bre atrizes comxquem aaso ha ia tido relações se uais.

Seydoux afirmou que viu Weinstein bater em uma mulher jovem e convencer outra a fazer sexo com ele em premiações .“Isso é a coisa mais nojenta .T odos sabiam o que Harve yf azia e ninguém fez nada .É inacreditá­vel que ele tenha sido capaz de agir assim durante décadas e ainda manter sua carreira”. vA

modelo e atri zC ara,Dele ingne tambémrela­tou em sua conta no Instagram, ter sofrido avanços físicos e terror psicológic­o do produtor.

Ainda na quarta ,G eorgina Chapman, cofundador­a da grife Marchesa e mulher de Weinstein, anunciou que está se separando dele.

Após as acusações, a filha do produtor teria chamado a polícia, na manhã de quarta, dizendo que seu pai poderia cometer suicídio, de acordo com o site “TMZ”. Policiais teriam ido ao local, mas, ao chegarem, o produ- tor já teria saído de casa.

Importante­s prêmios do ci - nema também se mani f estaram.Obritânico­Ba f tasuspende­u a filiaçã ode Weinstein. Já a Academia de Artes e Ciências Cinematogr­áficas, responsáve­l pelo Oscar, chamou o caso de “repugnante” e “antiético” e anunciou que fará uma reuniã onos ábado (14) para discutir as acusações.

Desde a última quinta, par - lamentares democratas começaram um movimento para devolver doações de campanha feitas por Weinstein ao partido .O ex-presidente americano Barac kOb ama, também democrata, quebrou o silêncio na terça (10), dizendo que ele e sua mulher ,M ichelle ,v iam o caso “com nojo”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil