Folha de S.Paulo

CVM investiga 40 executivos da Petrobras por problema contábil

- LAVA JATO

DO RIO - A CVM (Comissã ode Valores Mobiliário­s) investiga 40 pessoas por irregulari­dades contábeis na Petrobras .E stã oso b suspeita procedimen­tos de baix a do valor contábil de ativos, conhecidos como “impairment­s”, na antiga área de Abastecime­nto, hoje chamada de Refino e Gás.

Of oco são notadament­e os projetos da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, edo Comper j (C omplexo Petroquími­co do Rio de Janeiro).

A informação foi antecipada pelo jornal “O E stado de S. Paulo” e confirmada pela Folha nesta quarta-feira (11 ).O processo está em fase de espera da defesa dos investigad­os.

Aberto no dia 14 de junho, o processo analisa os balanços entre 2010 e 2014.

Em 2014, após a descober- ta do esquema de corrupção na estatal pela Operação Lava Jato, a Petrobras reduz iu o valor de seus ativos em R$ 44,3 bilhões, diante da revisã ode perspectiv­as de ganhos com alguns dos projetos sob suspeita.

Entre os citados pela CVM, estã o os e x-presidente­s José Sergio Gabrielli ,G raça Foster e Aldemir Bendine, alé mde executivos que compuseram a diretoria nas três gestõ esee xconselhei­ros, como o ex-presidente do BNDES Luciano Cou

x-ministra-chef edo tinhoj eae Plane amento Miriam Belchior.

A lista inclui os atuais diretores Solange Guedes (Exploração e Produção ),J orge Celestino (Refino e Gás ),H ugo Repsold (Assuntos Corporativ­os), Ivan Monteiro (Financeiro) e Roberto Moro (Desenvolvi­mento da Produçã oe Tecnologia).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil