Folha de S.Paulo

Bem, a gente estava discutindo qual o melhor meio de transporte para cidade.

-

Num debate na aula de ciências entre alunos de sua turma que incorporav­am argumentos de ambientali­stas, de um lado, e de fazendeiro­s, de outro, em disputa por uma área de mata, João ficou do lado dos primeiros.

“Na natureza todas as espécies têm uma relação entre si, e aí se você tira um elemento, causa um grande problema ambiental”, diz o estudante de 11 anos, do 6º ano na escola particular Móbile, em Moema, zona sul de SP.

João de Lima Vana mora com o pai (médico), a mãe (advogada), um irmão mais velho (13 anos) e um cachorro, Milu, num apartament­o no Paraíso. Suas matérias preferidas são matemática, ciências e história —temas com os quais pensa em trabalhar quando crescer. Fala um pouco sobre o que vocês aprenderam nessa aula de geografia… Vocês chegaram a alguma conclusão?

A gente chegou a uma conclusão que tem que haver um equilíbrio entre os transporte­s, não deve ser usado só um transporte e que todos têm vantagens e desvantage­ns. mo uma torre de cartas. Você já notou que se você tira uma carta, todas caem? É mais ou menos isso o meio ambiente, se você tira alguns elementos, a torre inteira cai. O que seria no caso essa torre? Seria o meio ambiente. Numa cidade enorme como São Paulo, quais são os fatores que causam poluição?

Eu acho que um dos fatores também que causam esta poluição é os rios. Como a maioria foi coberta, eles cobriram os rios, muito animais não poderiam sobreviver. Isso gera um problema enorme na cidade. E outro que eu acho também é o lixo que produzem na cidade, é enorme. Como se poderia diminuir a poluição dos carros?

Uma coisa que ajuda um pouco é o etanol, porque para você produzir você precisa plantar, então você está replantand­o o ambiente. Isso é uma solução mais ecológica do que a extração de minerais e de petróleo. Ou carros elétricos, também. Coisas poucas, como atirar papel na rua, tem relação com o problema maior da poluição?

Eu acho que talvez a pessoa pense “ah, se eu fizer isso uma vez, não vai ser tão ruim”... Aí muitas pessoas pensam assim, e acho que isto já é um problema enorme.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil