Folha de S.Paulo

TEMOS VAGAS

Temporada brasileira de cruzeiros começa com capacidade maior em relação ao último verão e nova escala

- ANA LUIZA TIEGHI

DE S ÃO PAULO

A temporada de cruzeiros no litoral brasileiro, que começa no dia 19 de novembro, deve levar 430 mil homens e mulheres ao mar, 47 mil a mais do que no ano passado. O número está longe do recorde de 805 mil passageiro­s de 2011-2012, mas é 12% maior que o o verão passado.

“Um alívio”, diz Marco Ferraz, presidente da Clia, associação das empresas do setor.

Seis navios ficarão no país até abril, como na última temporada. Há mais vagas em razão da troca de embarcaçõe­s e de mais viagens curtas.

A MSC, que no verão anterior trouxe ao país só dois navios, chega em novembro com MSC Magnifica, Musica e Preziosa. O último é o maior da temporada, com capacidade para 4.345 pessoas.

A Costa substituiu o navio Pacífica pelo Favolosa, dois anos mais novo, que tem cinema 4D e capacidade para 3.800 turistas —igual à do Fascinosa, segundo navio da empresa no país.

Já a Pullmantur traz o Sovereign, desta vez em operação própria —em 2016-2017, o navio foi fretado pela CVC. DEU CERTO A grande novidade é a escala em Balneário Camboriú (SC), testada e aprovada no ano passado. Agora será a parada de 20 cruzeiros até março. A expectativ­a é que os passageiro­s aproveitem e visitem atrações nas redondezas, como Blumenau.

“Camboriú foi um presente para nós: é um lugar lindo, que está na moda e tem uma estrutura bacana”, diz Orlando Palhares, gerente de produtos marítimos da CVC.

Novas escalas são celebradas pelo setor por ser difícil conseguir destinos para atracar navios cada vez maiores.

“Fazer sempre as mesmas paradas é um desperdíci­o do nosso litoral”, diz Palhares.

Escalas comuns são Santos, Ilhabela (SP), Angra dos Reis, Rio, Búzios (RJ), Ilhéus, Salvador (BA), Maceió (AL), Recife (PE), Porto Belo (SC), Montevidéu, Punta del Este (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). Segundo Ferraz, paradas em Florianópo­lis (SC), Itaparica (BA) e Guarapari (ES) estão em estudo.

Destino consolidad­o para navios, o Rio vai ganhar mais saídas de cruzeiros nesta temporada. O MSC Musica só terá embarques a partir da cidade e vai fazer itinerário­s para Salvador e Buenos Aires.

A Costa já tinha um navio dedicado ao Rio e mantém a estratégia com o Fascinosa.

“Quem mora em outros Estados pode embarcar no Rio porque é mais fácil de chegar ao porto do que em Santos, afirma Ferraz.

As companhias aumentaram a oferta de minicruzei­ros, com até quatro noites, que são mais baratos e servem de porta de entrada para novos clientes. Marinheiro­s de primeira viagem foram mais da metade dos brasileiro­s que embarcaram na última temporada.

As companhias buscaram inspiração em programas populares de TV para entreter os hóspedes. A Costa traz o “The Voice of The Seas”, que simula o reality musical “The Voice” (Globo). Cruzeirist­as que cantam vão passar por testes e se apresentar depois no teatro do navio.

No MSC Musica, haverá versão da competição culinária “Masterchef” (Band).

Os hóspedes vão ter que trabalhar em dupla e elaborar um prato que será avaliado pelo chef executivo da empresa. Os vencedores participam de sorteio e podem ganhar jantar feito por participan­tes do “Masterchef” da terra firme e participar da seleção do programa.

 ??  ?? Teatro do MSC Musica, que neste ano terá embarque exclusivo no Rio de Janeiro
Teatro do MSC Musica, que neste ano terá embarque exclusivo no Rio de Janeiro
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil