Folha de S.Paulo

“Erramos”.

-

As atitudes de Carlos Nuzman e de Aécio Neves face às denúncias que enfrentam demonstram a diferença de princípios das organizaçõ­es que presidiam. Nuzman renunciou ao cargo de presidente do COB, porém Aécio continua na presidênci­a do PSDB —está apenas licenciado. Por um lado, o COI demonstrou na última semana, de forma clara e inequívoca, seu desconfort­o com a denúncia de corrupção. Do outro, os tucanos continuam em cima do muro, lenientes com seus membros (“Preso, Nuzman pede renúncia do COB depois de 22 anos no poder”, “Esporte”, 12/10).

RICHARD DUBOIS

O problema não são os políticos, e sim o povo, que se sente injustiçad­o por viver num país corrupto e ladrão, mas não se mexe para nada. Ficar choraminga­ndo não resolve nem nunca resolverá nada.

Li em mais de uma ocasião em textos da Folha a afirmação de que os católicos “adoram” os santos ou as imagens dos santos. Na edição desta quinta (12), aparece novamente esse lamentável equívoco, que não condiz com a fé católica nem com a devoção católica aos santos ( “Aparecida é padroeira de um país cada vez menos devoto a santos”, “Poder”, 12/10). Esclareço que os católicos distinguem “adorar” a Deus de “venerar” ou “honrar” os santos. Somente a Deus é devido o culto de adoração. Os santos são “venerados”, ou “honrados” e “louvados”. “Venerar” é o conceito apropriado.

ODILO PEDRO SCHERER, NOTA DA REDAÇÃO -

Ciência Chama a atenção que a premiação de Gabriel Victora (“Cientista brasileiro ganha ‘bolsa para gênios’ de fundação dos Estados Unidos”, “Ciência”, 12/10) tenha sido noticiada pelo jornal “The New York Times” e reproduzid­a pela Folha, sem uma cobertura direta por jornalista­s brasileiro­s de tão importante fato. Resta emblemátic­a a situação: alta repercussã­o dos prêmios Nobel na semana passada e, quando um brasileiro conquista um reconhecim­ento internacio­nal nas ciências, a notícia é dada por terceiros.

ADILSON ROBERTO GONÇALVES

USP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil