Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. STF e Senado A presidente do STF, Cármen Lúcia, com o voto de minerva na mão, achou por bem “contempori­zar”! Contempori­zar com o que talvez seja o mais corrupto e viciado Legislativ­o da história da República brasileira. Vivemos o nosso pior momento, o mais caótico e mais desesperan­çoso (“Congresso deve avalizar ato contra parlamenta­r, diz STF”, “Poder”, 12/10). Não vamos reagir?

ANTONIO CAMARGO

O voto de Cármen Lúcia foi difícil, porém sábio. Evitou o conflito entre os Poderes sem atentar contra a soberania do Judiciário. No caso concreto de Aécio Neves, o Senado deverá assumir a responsabi­lidade política e o desgaste público caso não acolha a decisão técnica da primeira turma do tribunal. O STF deixou com a Casa a incumbênci­a de descascar o abacaxi da corrupção entranhada na política brasileira. Cármen Lúcia atuou com a dignidade própria de uma presidente do órgão máximo do Judiciário.

MÁRIO NEGRÃO BORGONOVI

Justiça do trabalho Nossos magistrado­s deveriam ter macro e microecono­mia básicas como disciplina­s obrigatóri­as em sua formação. Em sua grande maioria, os doutos juízes não têm a menor noção dos impactos econômicos e sociais que uma posição como essa ocasiona na economia. Anamatra, parabéns por puxar o Brasil para trás (“Juízes avaliam ignorar partes da nova CLT”, “Mercado”, 12/10).

RAPHAEL L. ALMEIDA,

Planos de saúde O editorial “A conta da saúde” (“Opinião”, 12/10) abordou a situação dos planos de saúde privados. Chegou às mesmas conclusões de sempre: as soluções apontam para penalizar ainda mais as pessoas mais idosas, aumentando o valor de seus planos. Estamos na contramão do que seria razoável, simplesmen­te porque funcionamo­s com o pensamento voltado para as doenças, não para a saúde. Seria razoável discutir também prevenção, e não apenas tratamento. Passa da hora de virar o lado do disco.

JOSÉ ELIAS AIEX NETO,

Religião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil