Folha de S.Paulo

Italianos fazem pressão por extradição

- GIULIANA MIRANDA

Por que a Itália não desiste de buscá-lo?

Depois que a Itália investe tanta energia, usando a política, a mídia, a economia, o Judiciário, não dá para voltar atrás. Criaram esse slogan de terrorista, assassino, de que eu sou a ruína da Itália. Eu não matei ninguém. O sr. requer que seja ouvido

FOLHA,

A decisão do presidente Michel Temer de revogar a permissão para que o italiano Cesare Battisti permaneça no Brasil repercute na Itália —onde, nos últimos dias, circula uma petição on-line, com mais de 15 mil assinatura­s, para ser entregue a Temer como forma de pressionar pelo retorno do italiano.

O assunto aparece com destaque na imprensa italiana e é amplamente comentado nas redes sociais. Muitos políticos, juristas e intelectua­is também têm vindo a público defender o envio de Battisti à Itália, onde foi condenado à prisão perpétua por participaç­ão em quatro assassinat­os.

No fim de semana, o expresiden­te da Câmara e exjuiz antiterror­ismo Luciano Violante concedeu uma dura entrevista em que pede ao Brasil a extradição.

“Cesare Battisti foi, e permanece sendo, um assassino”, afirmou ao jornal “Corriere della Sera”.

Em nota, a defesa de Battisti diz entender que “não é mais possível, pelo decurso do prazo e por não se verificar qualquer vício na decisão”, rever a deliberaçã­o do ex-presidente Lula, em 2010, de liberar a permanênci­a de Battisti no Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil