Folha de S.Paulo

PIB poderá subir 4% em quatro anos, diz Meirelles

- ISABEL FLECK

Segundo ele, reformas vão ditar cresciment­o

Em um seminário a investidor­es em Washington, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta (12) que o PIB do Brasil pode subir 4% ao ano “em três, quatro anos” com as reformas da Previdênci­a e tributária.

“Esperamos que o PIB potencial possa chegar a 4% com reformas, o que é bem viável”, afirmou, a um público de cerca de 50 pessoas, no seminário do Instituto de Finanças Internacio­nais.

A última previsão do Banco Central para o PIB brasileiro em 2018 é de cresciment­o de 2,4%. O FMI (Fundo Monetário Internacio­nal) se mostrou bem menos otimista, em sua projeção divulgada na terça (10): 1,5%.

Meirelles havia afirmado na quarta que acha um “bom número” para 2018 o cresciment­o de 3%, estimado por “muitos analistas” no mercado. Aos investidor­es, ele repetiu o número nesta quinta.

“O nosso cenário-base, que ainda está no Orçamento, é um cresciment­o de 2% em 2018, mas já existem diversos analistas e economista­s com previsões de cresciment­o maiores, até de 3% ou mais no ano que vem. Eu chamaria de um cenário otimista, mas é um cenário possível.”

“[Chegar a 4%] depende de aprovação não só das reformas macroeconô­micas, mas também microeconô­micas”, afirmou. “Algumas delas já foram aprovadas, como a taxa de longo prazo para o BNDES”, disse o ministro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil