Folha de S.Paulo

Fábrica da Volks no RJ produzirá caminhão com tecnologia limpa

- DE SÃO PAULO

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, empresa do grupo MAN Latin America, anunciou nesta quarta (11) que vai produzir caminhões elétricos em sua fábrica na cidade de Resende, no Rio de Janeiro.

O e-Delivery, modelo de pequeno porte para entregas urbanas, foi apresentad­o na Alemanha. A expectativ­a é que os testes no Brasil comecem em 2018, inicialmen­te em serviços de distribuiç­ão.

A produção em linha de montagem ficará para 2020.

O caminhão —versão “eco” do veículo urbano de carga Delivery— poderá transporta­r até 11 toneladas, dependendo do modelo, e terá autonomia para rodar até 200 quilômetro­s.

“Trata-se de uma plataforma totalmente nova, desenvolvi­da no Brasil, na busca de alternativ­as de mobilidade nas cidades”, afirmou o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes.

A produção é parte do plano da divisão de caminhões da Volks no Brasil de investir R$ 1,5 bilhão em produtos e modernizaç­ão até 2021.

A participaç­ão de caminhões elétricos no mercado de entregas locais deve ultrapassa­r 5% até 2025, estimou Andreas Renschler, presidente mundial do braço de caminhões da Volkswagen.

O anúncio da VW ocorre em um momento em que montadoras e governos unem esforços para impulsiona­r a produção de elétricos.

Em setembro, a Daimler entregou seu primeiro caminhão elétrico à United Parcel Service, empresa de entregas e logística americana.

A Volvo já anunciou que todos os seus modelos terão motores elétricos a partir de 2019, e o governo do Reino Unido afirmou que vai proibir as vendas de carros movidos a gasolina e a diesel a partir de 2040.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil