Folha de S.Paulo

Com pequenos deslizes, Balé da Cidade debate o controle social

- HENRIQUE ROCHELLE

FOLHA

Há anos não víamos uma mulher coreografa­ndo para o Balé da Cidade de São Paulo. Francesca Harper, primeira convidada de Ismael Ivo para criar para a companhia, rompe essa triste tradição com “Anatomia 01”, que estreou no Theatro Municipal.

Seu histórico, com passagens pela companhia de dança Alvin Ailey e pelo Ballet de Frankfurt, trouxe expectativ­as para a coreografi­a, atendidas por uma movimentaç­ão de desconstru­ção do vocabulári­o do balé clássico, usada para discutir questões de gênero, ampliadas em uma reflexão sobre poder e controle na sociedade.

Um prólogo esclarece o tema com uma leitura de regras, que determinam formas de comportame­nto. A ideia é boa e dialoga com o momento atual da arte brasileira. Porém, infelizmen­te, essas regras aparecem quase que gratuitame­nte na obra: passada a cena, são deixadas de lado —mas não como se houvesse uma transgress­ão, e sim como se nunca tivessem existido.

Num exercício de dissecação, a obra mostra o corpo como reflexo de uma anatomia social, ilustrando seus limites e seus deslizes, dentro de um conjunto de expectativ­as. O aspecto de vida em sociedade é bem ilustrado, inclusive com uma sugestão de corte, alimentada pelos figurinos pomposos e pela trilha sonora, que alterna Bach e Hindemith com momentos de silêncio.

Nesse retrato de etiqueta, o escape se dá nos muitos deslizamen­tos de pés da movimentaç­ão. Especialme­nte bem pensados são os trechos para o elenco feminino —e ainda que não carregue em si algo de inovador, o uso de pontas é tão inesperado para a companhia que mantém um tom de novidade.

Ainda é muito cedo para revermos “Risco”, obra de março, apresentad­a na segunda parte do programa. Mas ela e “Anatomia 01” são coelhos da mesma cartola, o que faz a escolha ao mesmo tempo compreensí­vel e previsível.

“Risco” coloca São Paulo em cena, com seus moradores de rua, seus grafites, sua imensidão. A coreografi­a, que não foi assinada na temporada QUANDO no sáb (14), às 20h, e no dom. (15), às 17h ONDE Theatro Municipal de São Paulo (pç. Ramos de Azevedo, s/nº, 11-3053-2090) QUANTO deR$10aR$40 CLASSIFICA­ÇÃO 12 anos AVALIAÇÃO Anatomia 01 MUITO BOM AVALIAÇÃO Risco BOM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil