Folha de S.Paulo

Dan Brown, que lança ‘Origem’, diz que Deus vai desaparece­r

- LIVRO DE FRANKFURT–

de estreia —só agora recebendo o nome de Ivo—, está coberta por efeitos: projeções, painéis, tinta, água, bailarinos suspensos. E o resultado final desvia da dança.

Juntas, as obras sugerem uma missão pontual: discutir o agora. É como metáforas da sociedade (e dessa cidade) que entendemos esses corpos em cena. Por esse motivo eles nos falam forte e alto. Mas resta ver se essa mensagem resistirá ao tempo, ou se será depressa desgastada, no piscar de olhos da passagem de um ano ao outro.

“Historicam­ente, nenhum deus sobreviveu à ciência. Com os avanços da tecnologia, a necessidad­e de um Deus exterior, que nos julga, vai desaparece­r”, disse o escritor em um encontro com jornalista­s, na manhã desta quinta-feira (12), na Feira do Livro de Frankfurt. A nova obra de Brown, “Origem” (Sextante), que acaba de ser lançada no mundo todo também traz críticas a religião. Robert Langdon está de volta como protagonis­ta. No novo romance, um amigo do personagem descobre a origem do homem —e promete revelá-la ao mundo, destruindo as grandes religiões. Caberá a Langdon expor o segredo, mas não sem antes resolver um enigma. Questionad­o se costumava se irritar com os críticos que acham seu estilo muito rasteiro, o autor disse que ao escrever tenta agradar somente a seu próprio gosto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil