Folha de S.Paulo

Ocupação da Palestina é projeto nacional israelense

DIRETOR DE ONG QUE CONTESTA ASSENTAMEN­TOS DIZ QUE SÓ AÇÃO INTERNACIO­NAL PODE DEVOLVER AUTONOMIA A PALESTINOS

-

dir fazer algo. Aí é onde entra a ação internacio­nal. Para mostrar ao público que, sim, precisa-se tomar uma decisão. Que argumento seria convincent­e para esse público?

Um dos aspectos singulares dessa realidade é sua natureza não democrátic­a. Incomoda que, ainda que milhões de palestinos não participem do processo político, Israel integre o clube da democracia.

Israelense­s precisam decidir se vão continuar a oprimir os palestinos ou ser uma democracia. Não deveriam poder ser ambos. A política israelense está cada vez mais extrema?

Sim. Parte da restrição que havia em Israel estava relacionad­a à política americana. Não é que eu queira embelezar os oito anos da administra­ção Obama, mas ele tinha sucesso em fazer com que [a estratégia de Israel para fixar assentamen­tos em território palestino] não fosse tão ruim quanto poderia ser.

Hoje, com menos atenção do governo de Donald Trump aos assentamen­tos, o governo israelense entende haver um “sinal verde” para ir adiante. A situação é agravada pelo governo Netanyahu?

É importante lembrar que a ocupação não foi inventada por Netanyahu. Alguns assentamen­tos foram construído­s pela esquerda. Todos os governos, de direita, centro ou esquerda, fizeram parte desse projeto nacional israelense. O problema é mais social do que político?

Uma coisa interessan­te que vemos em nossas pesquisas é que os israelense­s têm bastante informação sobre a ocupação. Não são especialis­tas em direitos humanos, mas entendem que Israel está controland­o a vida de milhões de palestinos. Você se dá conta, com isso, de que o conhecimen­to em si não leva a mudanças.

Digo a pessoas que palestinos e israelense­s são julgados por tribunais diferentes, e me perguntam: “Qual é o problema?”. Você tem que voltar a conceitos básicos, como a igualdade perante a lei.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil