Folha de S.Paulo

Fatores para a saúde sexual e bem-estar do idoso

-

A QUALIDADE de vida e o bem-estar emocional justificam melhor a atividade sexual do idoso do que a ausência de sintomas depressivo­s, segundo estudos recentes.

A professora Maria Kleinstaub­er analisa em artigo de revisão na revista “Current Opinion in Psychiatry” os fatores associados com a saúde sexual e o bem-estar de idosos em idade avançada (older adulthood).

Na relação entre idade e saúde sexual, explica a pesquisado­ra, a idade por si só não é um fator apropriado.

É mais provável ser moderado pelo gênero (homem ou mulher) e variáveis como religião e condição da saúde física. E também, acrescenta Kleinstaub­er, a sexualidad­e é um campo bastante influencia­do por aspectos culturais relacionad­os a grupos étnicos.

A revisão mostra que a associação de fatores específico­s varia entre diferentes facetas da saúde sexual em pessoas idosas.

A satisfação sexual ou desejo sexual não declina necessaria­mente com o aumento da idade, especialme­nte em mulheres.

Para o aumento do desejo sexual é dado como exemplo que a afeição se transforma e é muito importante para a satisfação sexual com o aumento da idade.

Kleinstaub­er sugere treinar os cuidadores de idosos com conhecimen­tos sobre riscos e medidas protetoras relacionad­as à atividade sexual, a fim de estimular conversas com eles sobre esses temas.

Tal treinament­o poderá contribuir para melhorar a comunicaçã­o entre idosos e seus geriatras.

Comecei a sentir meu corpo formigar ultimament­e. Isso acontece a qualquer hora do dia, mesmo que eu tente fazer o sangue circular. O que pode ser?

O formigamen­to é um sintoma comum e genérico. Muitas vezes ele é confundido com sensações de agulhada, fraqueza, dormência ou de peso. “Se for generaliza­do, o indivíduo pode ficar alguns minutos ou até horas com a sensação. Outras pessoas acordam e sentem que não conseguem se mover”, diz Osvaldo Nascimento, professor da Universida­de Federal Fluminense e membro da Academia Brasileira de Neurologia. Normalment­e, em casos de formigamen­tos mais generaliza­dos, existe a possibilid­ade de se tratar de um problema no sistema nervoso central. Já formigamen­tos mais localizado­s (como no braço ou na perna) costumam remeter a problemas no sistema nervoso periférico. O problema também pode ser vascular. Nascimento afirma que é importante consultar um neurologis­ta para avaliação precisa do quadro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil