Folha de S.Paulo

Morre ex-cantora punk e recrutador­a do Estado Islâmico

Ataque de drone teria matado Sally Jones e seu filho de 12 anos; a britânica de Kent, no sul da Inglaterra, se juntou ao EI em 2013

-

Sally Jones, jihadista britânica que recrutava integrante­s para a facção extremista Estado Islâmico (EI) pela internet, foi morta na Síria, em companhia de seu filho de 12 anos, pelo ataque de um drone norte-americano, reportou na quinta-feira (12) o jornal britânico “Sun”.

Nascida no sul da Inglaterra, Jones se converteu ao islamismo e ganhou o apelido “Viúva Branca” na imprensa britânica depois que seu marido, Junaid Hussain, também jihadista e membro do Estado Islâmico, foi morto em um ataque por drone em 2015.

Citando uma fonte no serviço de inteligênc­ia britânico que recebeu informaçõe­s de colegas norte-americanos, o “Sun” reportou que Jones e o filho foram mortos em junho perto da fronteira da Síria com o Iraque.

Ela estaria tentando fugir de Raqqa, na Síria, um dos baluartes da facção.Em março, cerca de 300 famílias integrante­s do EI fugiram da cidade durante uma ofensiva de curdos e árabes da Síria apoiados por Washington.

Os chefes dos serviços de inteligênc­ia norte-americanos teriam declarado que não havia como ter 100% de certeza de que Jones havia morrido, porque não era possível recuperar amostras de DNA no local do ataque. Porém, eles se declararam “seguros” de que ela esteja morta.

JoJo, o filho de Jones, também pode ter sido morto pelo drone, ainda que a presença dele ao lado da mãe não fosse conhecida no momen- to da ação e que ele não fosse um alvo, de acordo com o jornal “Sun”.

A porta-voz da primeirami­nistra britânica Theresa May se recusou a comentar.

“Se você é cidadão britânico e está no Iraque ou Síria, e se optou por lutar pelo Daesh [Estado Islâmico], uma organizaçã­o ilegal que está preparando e inspirando ataques

 ?? AFP ?? Retrato sem data da dançarina holandesa Mata Hari
AFP Retrato sem data da dançarina holandesa Mata Hari
 ?? Reprodução ?? Sally Jones se casou com um jihadista que conheceu on-line
Reprodução Sally Jones se casou com um jihadista que conheceu on-line

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil