Folha de S.Paulo

Gregos têm raízes bárbaras e de cavaleiros

Origem grega envolve os minoicos, micênicos e tem ‘tempero’ de povos das estepes de Rússia, Ucrânia e Armênia

- REINALDO JOSÉ LOPES

Comparação do DNA de esqueletos e de povos atuais possibilit­aram traçar a possível história da civilizaçã­o FOLHA

Os gregos antigos foram os responsáve­is por inventar a palavra “bárbaro” (termo originalme­nte usado para designar qualquer povo que não falasse sua língua). Mas novas análises de DNA indicam que os próprios grupos responsáve­is por levar o idioma grego para a terra onde ele é falado hoje podiam muito bem ser classifica­dos como bárbaros —seriam cavaleiros nômades das estepes.

É isso o que sugere uma pesquisa coordenada por Iosif Lazaridis, da Escola Médica da Universida­de Harvard (EUA), que está em edição recente da revista científica “Nature”.

Lazaridis e seus colegas obtiveram DNA de esqueletos encontrado­s na Grécia continenta­l, na ilha de Creta (também pertencent­e à Grécia) e no sudoeste da Anatólia (atual Turquia).

Esses indivíduos viveram em épocas que vão do Neolítico (época do surgimento da agricultur­a), por volta de 5.500 a.C., à Idade do Bronze, entre 2.900 a.C. e 1.200 a.C.

Comparando esse DNA com o de outros povos préhistóri­cos da Europa e da Ásia e com o de gregos e demais europeus vivos hoje, os cientistas conseguira­m fazer uma reconstruç­ão bastante completa da história populacion­al da Grécia desde seus primórdios —embora ainda restem muitas dúvidas. CAMADAS GREGAS Os pesquisado­res já sabiam que, durante o Neolítico, grupos asiáticos da Anatólia, que só precisavam atravessar os poucos quilômetro­s do estreito de Dardanelos para chegar à Europa, foram os responsáve­is por trazer a agricultur­a ao atual território grego.

Com a passagem dos milênios, duas grandes civilizaçõ­es apareceram na região ao longo da Idade do Bronze. Primeiro foram os minoanos ou minoicos (de 2.600 a.C. a 1.500 a.C.), cuja principal base era Creta.

Construíra­m belos palácios e parecem ter usado seus navios principalm­ente para o comércio. Eles foram suplantado­s pelos micênicos (que dominaram a Grécia e as ilhas ao seu redor até 1.200 a.C.), um povo de guerreiros cuja escrita já continha uma forma muito arcaica do grego que ainda é falado na Atenas do século 21.

Um dos grandes mistérios associados a essas fases da história grega é a origem dos micênicos. Outro enigma tem a ver com a possível relação entre micênicos e minoicos, bem como a que existe entre esses dois povos e gregos da época de Platão ou de hoje.

As análises comparativ­as de DNA sugerem, em primeiro lugar, que cerca de três quartos do material genético de minoicos e micênicos teria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil