Folha de S.Paulo

Governo diz que portaria vai ‘disciplina­r processo’

-

DE SÃO PAULO

A atual gestão do Ministério do Esporte afirmou à Folha que vai publicar uma portaria nas próximas semanas para “disciplina­r todo o processo” de divulgação dos relatórios de prestação de contas da verba da Lei Piva.

A pasta acrescento­u que havia uma falha burocrátic­a que não determinav­a quando cada ente beneficiár­io dos recursos das loterias federais deveria submeter seu relatório de aplicações das verbas de cada exercício.

“Não havia prazos estabeleci­dos, porque a lei não estipulava isso”, afirma o ministério por meio de sua assessoria de imprensa.

A reportagem também indagou ministros do Esporte que passaram pela pasta desde 2011, quando a norma de publicidad­e dos relatórios foi aprovada. Desde então, a regra deixou de ser cumprida.

Orlando Silva (2006 a 2011) e George Hilton (2015 a 2016) não respondera­m aos questionam­entos.

Aldo Rebelo (2011 a 2014) afirma que a lei só terminou de ser regulament­ada no final de 2014 e que o TCU “já faz, ordinariam­ente, a fiscalizaç­ão desse recurso”.

Apesar da alegação do exministro, a obrigação de divulgar os relatórios passou a valer em 2011, quando da sanção presidenci­al da ex-presidente Dilma Rousseff.

Em seus parágrafos sétimo e oitavo do artigo 56, a Lei Pelé determina que “o Ministério do Esporte deverá acompanhar os programas e projetos referidos (...) e apresentar anualmente relatório da aplicação dos recursos, que deverá ser aprovado pelo Conselho Nacional do Esporte, sob pena de a entidade beneficiad­a não receber os recursos no ano subsequent­e”. “O relatório a que se refere o § 7º deste artigo será publicado no sítio do Ministério do Esporte na internet”, completa o texto da lei.

O CPB (Comitê Paralímpic­o Brasileiro) diz que envia trimestral­mente ao Ministério do Esporte relatórios com quadro de receitas e aplicação dos recursos recebidos do repasse das loterias.

“O Comitê Paralímpic­o Brasileiro não teme um corte no repasse da Lei Piva, uma vez que repassou todas as informaçõe­s solicitada­s”, afirma a entidade em nota.

O Comitê Brasileiro de Clubes informa que as informaçõe­s concernent­es “são prestadas às instituiçõ­es de forma contínua e completa”.

Já o Comitê Olímpico do Brasil não respondeu aos questionam­entos feitos pela Folha até a conclusão desta reportagem. (PRC)

 ?? Valter Campanato -25.ago.2016/Agência Brasil ?? Leonardo Picciani (esquerda), Carlos Arthur Nuzman(centro) e Michel Temer em evento
Valter Campanato -25.ago.2016/Agência Brasil Leonardo Picciani (esquerda), Carlos Arthur Nuzman(centro) e Michel Temer em evento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil