Folha de S.Paulo

Coleção Folha traz fenômeno Agatha Christie

‘E Não Sobrou Nenhum’ é destaque da série que celebra mulheres na literatura

- AMANDA LUZ

FOLHA

Dez pessoas são convidadas a se hospedar em um ilha remota por um anfitrião misterioso. Ninguém se conhece e, logo, o primeiro convidado morre. Esse é o ponto de partida de “E Não Sobrou Nenhum”, considerad­a a principal obra da escritora Agatha Christie, com mais de 100 milhões de cópia vendidas.

O livro, lançado em 1939, chega às bancas no domingo (22) pela Coleção Folha Mulheres na Literatura, série que reúne obras escritas por autoras e que transcende­m épocas, lugares e gêneros.

“‘E Não Sobrou Nenhum’ realiza uma das tramas mais originais e surpreende­ntes do gênero”, diz Manuel da Costa Pinto, crítico da Folha e curador da coleção.

Os detetives Hercule Poirot ou Miss Marple, responsáve­is pela solução dos crimes na maioria dos 66 romances policiais de Agatha Christie, não estão presentes. Mutuamente suspeitos, os personagen­s estão à própria mercê na busca das respostas que também afligem o leitor.

Um por vez, os convidados aparecem mortos seguindo, estrofe por estrofe, a macabra rima infantil emoldurada na parede da mansão onde estão hospedados.

Os versos começam com “Dez soldadinho­s saem para jantar, a fome os move;/ Um deles se engasgou, e então sobraram nove” e, ao fim, “Um soldadinho fica sozinho, só resta um;/Ele se esforcou,/E não sobrou nenhum”.

Os segredos de cada personagem são expostos para o leitor aos poucos, mas a resposta definitiva, de quem é o responsáve­l pelos crimes, é revelada apenas ao final.

O romance teve algumas versões cinematogr­áficas. A primeira foi filmada em 1945, por René Clair. No Brasil, ganhou o título (terrível) “O Vingador Invisível”. RAINHA DO CRIME Quem é o assassino? O suspense pairando até as últimas páginas é a caracterís­tica mais popular da narrativa da autora, conhecida como a “rainha do crime”, e que influencio­u toda a ficção policial, de livros a filmes, séries e jogos de tabuleiro.

Agatha Christie (18901976) nasceu no interior da Inglaterra, na virada para o século passado, em uma família de classe média, três anos após a publicação do livro “Um Estudo em Vermelho” (Conan Doyle), que trouxe o detetive Sherlock Holmes ao mundo.

O romance de detetive se tornou, sob o olhar da própria autora, um fenômeno popular e ela, a romancista mais bem sucedida da história da literatura.

 ?? 15.dez.1954/AFP ?? A escritora Agatha Christie em teatro de Londres, em 1954
15.dez.1954/AFP A escritora Agatha Christie em teatro de Londres, em 1954

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil