Folha de S.Paulo

Incansável inventor, buscava reconhecim­ento

- NÉLIO JOSÉ NICOLAI (1940-2017) FERNANDA PEREIRA NEVES ALBERTO WEBERMAN - Aos 78, casado com Sofia. Cemitério Israelita do Butantã, av. Eng. Heitor Antônio Eiras García, 5.530, Butantã - Quadra 401. HENRY TACHIBANA - Nesta terça-feira (17), às 18h, na Igre

Podia ser durante uma conversa ou em um momento de descanso no sofá, Nélio José Nicolai estava sempre criando. A família chegava a flagrá-lo escrevendo no ar enquanto dormia, como se sua mente não parasse nunca.

Nascido em Belo Horizonte, Nélio jogou no time de base do Cruzeiro na adolescênc­ia, mas preferiu trocar o futebol por uma carreira no ramo de telecomuni­cações, tendo se formado na Escola Técnica de Minas Gerais, em 1967.

Viajou o Brasil fazendo consertos e inovações, até se estabelece­r de vez em Brasília, no começo dos anos 1970, por conta do nascimento do primeiro filho. A escolha da capital federal não foi à toa, ele gostava do novo, do moderno. “Um exemplo da capacidade do homem”, dizia.

Foi na nova cidade, trabalhand­o na Telebrasíl­ia [hoje absorvida pela Oi], que surgiu sua grande invenção: o bina.

“Eu tinha muitos vizinhos bombeiros, que reclamavam dos trotes no 193”, explicou à Folha em 2014. Disse na ocasião que demorou pra ver o famoso identifica­dor de chamadas como uma invenção —via mais como um quebra galho.

Após alguns anos, abriu sua própria empresa, onde desenvolve­u tecnologia­s como o aviso do uso do cartão de crédito por SMS e o alerta de segunda chamada durante a ligação, afirma o filho Cristiano. “Ele queria facilitar a vida do usuário, dando também mais segurança”.

Sorridente e otimista, lutou até o fim para receber das telefônica­s pelo uso do bina. Dizia que o brasileiro não era reconhecid­o no próprio país.

Morreu dia 11, aos 77, após uma infecção. Deixa a mulher, quatro filhos e duas netas. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil