Folha de S.Paulo

Para votar, senador veio de cadeira de rodas e outro cancelou cirurgia

-

DE BRASÍLIA

Para tentar conseguir os votos necessário­s em um placar que prometia ser apertado, senadores vieram ao plenário de cadeira de rodas, adiantaram retornos a Brasília e cancelaram cirurgias.

O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), havia divulgado na segunda-feira (16) que não iria à sessão por ter sofrido um acidente de mula na sexta (13), em sua fazenda — fraturou o úmero, osso do braço, tentando domar o animal. Na última hora, decidiu com- parecer, mas veio de cadeira de rodas. Seu voto foi desfavoráv­el ao tucano.

Do lado pró-Aécio, ao menos três dos 44 votos –eram precisos 41 para derrubar a decisão do STF– vieram de senadores que tiveram problemas de saúde recentes.

O líder do PSDB na Casa, Paulo Bauer (SC), que teve crise de hipertensã­o nesta terça-feira (17), foi o último a aparecer para votar, depois de passar pelo hospital. O presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), chegou a segurar a votação para que Bauer chegasse – e ele veio, de ambulância.

Antes, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), chegou a fazer um pedido ao parlamenta­r, para que “fizesse um esforço a mais”. Informado por Eunício de que o líder tucano já estava a caminho, aproveitou para fazer troça dos outros colegas enfermos, arrancando risos do plenário.

“O senador João Alberto [PMDB-MA] cancelou uma cirurgia, e o senador Romero Jucá [PMDB-RR] teve arrancada metade das tripas e está aqui firme!”, brincou. O primeiro faria uma operação de catarata. Jucá estava se recuperand­o de uma diverticul­ite –inflamação do trato digestivo. (AB E TF)

 ?? Ailton de Freitas/Agência O Globo ?? Líder do PSDB, Paulo Bauer (SC) passou mal, mas voltou para votar de ambulância
Ailton de Freitas/Agência O Globo Líder do PSDB, Paulo Bauer (SC) passou mal, mas voltou para votar de ambulância
 ?? Ailton de Freitas/Agência O Globo ?? O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), de cadeira de rodas, votou contra Aécio Neves
Ailton de Freitas/Agência O Globo O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), de cadeira de rodas, votou contra Aécio Neves

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil