Folha de S.Paulo

Ciro diz que falava sobre ‘momento de agressivid­ade’

Na véspera, ao mencionar Marina, ele dissera que momento é de ‘testostero­na’

-

Pré-candidato chamou Luciana Genro, que o criticou em redes sociais pela declaração, de ‘oportunist­a’

Um dia após dizer que não vê Marina Silva (Rede) “com energia” e que o “momento é muito de testostero­na”, o précandida­to do PDT à Presidênci­a, Ciro Gomes, trocou farpas nesta sexta-feira (20) com a ex-deputada federal Luciana Genro (RS) em uma rede social.

A discussão começou após Luciana publicar um vídeo no Facebook acusando Ciro de machista por sua declaração.

“Estou muito indignada em ter ouvido mais uma vez as imprecaçõe­s machistas de Ciro Gomes”, afirmou Luciana no vídeo. “Dessa vez ele passou de todos os limites dizendo que o momento político exige testostero­na e, por isso, uma mulher não podia estar à frente dos processos de mudança do Brasil”.

No vídeo, Luciana lembrou de uma antiga polêmica de Ciro. Em 2002, quando era casado com Patrícia Pillar, ele foi questionad­o sobre qual era a importânci­a da atriz em sua campanha. Respondeu que ela tinha “um dos papéis mais importante­s, que era o de dormir” com ele.

Para mostrar que a mulher “cumpre um papel fundamenta­l na história do mundo”, Luciana mostrou fotografia­s de mulheres guerrilhei­ras, como soldadas curdas, russas que pegaram em armas durante a Revolução de 1917 e combatente­s da Revolução Espanhola (19361939).

Pouco depois, Ciro Gomes reagiu e chamou Luciana de “descuidada, demagoga e oportunist­a”, afirmando que não fizera tais declaraçõe­s.

“O que eu falei DENUNCIAND­O, era que o Brasil estava vivendo um momento político de muita agressivid­ade e ódio e de testostero­na que, neste contexto quer dizer o mesmo, ou seja, agressivid­ade”, disse Ciro. “Leu num despacho do jornalão dos banqueiros e já foi ser a demagoga oportunist­a”.

Ciro falava sobre a estratégia política de Marina também disposta a se candidatar ao Planalto, quando falou sobre a testostero­na.

“Não vejo ela com energia, e o momento é muito de testostero­na. Não elogio isso. É mau para o Brasil, mas é um momento muito agressivo e ela tem uma psicologia avessa a isso. Não sei, eu tô achando que ela não é candidata”, disse.

Luciana fez a tréplica, dizendo que a notícia havia sido publicada pela imprensa. “Descuidada uma ova!”, disse a ex-deputada, compartilh­ando notícia da Folha.

 ?? José Carlos Daves/Futura Press/Folhapress ?? O pré-candidato à Presidênci­a Ciro Gomes (PDT)
José Carlos Daves/Futura Press/Folhapress O pré-candidato à Presidênci­a Ciro Gomes (PDT)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil