Folha de S.Paulo

Maduro eleva tom contra países críticos

-

DE SÃO PAULO

Os governos do Brasil e de mais 11 países das Américas se reunirão na quinta (26) para discutir como pressionar o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, em meio à escalada verbal entre o regime e mandatário­s que o criticam.

O tom subiu após as eleições para governador do dia 15, vencidas pelo regime em 18 dos 23 Estados. O chavista e aliados atacaram países que o acusaram de irregulari­dades na votação, pediram auditoria do processo ou não reconhecer­am os resultados.

O principal alvo foi o Canadá. Maduro convocou seu embaixador em Ottawa para consultas depois que a chanceler do país, Chrystia Freeland, acusou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) de atuar “totalmente de acordo com os desejos do governo”.

Foram os norte-americanos que convocaram o Grupo de Lima —de países que não reconhecem a Constituin­te— para a reunião em Toronto. Freeland afirmou que a intenção é “aumentar a pressão” sobre o regime chavista.

“Nosso objetivo é claro: nós queremos implementa­r uma solução pacífica à crise, o restabelec­imento da democracia e o respeito aos direitos humanos.”

Outra tática da ditadura para responder aos rivais foi atacar seus sistemas eleitorais. O chanceler, Jorge Arreaza, disse que os cidadãos da Colômbia votam “com uma metralhado­ra apontada para as costas”.

Já Maduro arremeteu contra Michel Temer, que chama de ilegítimo por considerar o impeachmen­t de Dilma Rousseff um golpe. “Que moral tem o presidente golpista do Brasil para vir auditar o processo eleitoral da Venezuela.”

Ao espanhol Mariano Rajoy, evocou a crise após o plebiscito na Catalunha. “O governo da Espanha não tem moral, reprimiu o povo da Catalunha, [...], tem presos políticos, persegue o povo catalão.”

O sistema eleitoral dos EUA também foi alvo. “Chamam a atenção os insolentes questionam­entos e a dupla moral [...], esse país tem um sistema anacrônico, elitista e com escassos mecanismos de verificaçã­o”, disse a Chancelari­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil