Folha de S.Paulo

Senado dos EUA aprova proposta de orçamento

Projeto que abre caminho para corte de impostos de Trump vai ampliar deficit

- THOMAS KAPLAN

O Senado dos Estados Unidos deu um passo significat­ivo na direção da reforma tributária, na noite de quinta (19), ao aprovar uma resolução orçamentár­ia que protegeria uma proposta de US$ 1,5 trilhão (R$ 4,8 trilhões) em cortes de impostos contra manobras democratas para postergar a votação.

A resolução orçamentár­ia também pode abrir caminho para a abertura do Refúgio Nacional da Flora e Fauna do Alasca à exploração petroleira, ao garantir que o projeto de lei que autoriza prospecção possa ser aprovada apenas com votos republican­os.

A despeito de ter completo controle do governo, os republican­os até o momento não se provaram capazes de qualquer grande realização legislativ­a no primeiro ano de mandato de Donald Trump, o que cria uma pressão ainda maior sobre os legislador­es.

A aprovação da proposta orçamentár­ia manteria os republican­os em curso para aprovação de um pacote tributário antes do final deste ano ou no começo de 2018.

A Câmara dos Deputados planeja debater a proposta orçamentár­ia, aprovada por 51 a 49 votos no Senado, na próxima semana. Fazê-lo garantirá que a reforma nos impostos prossiga rapidament­e.

Paul Ryan, republican­o do Wisconsin e presidente da Câmara dos Deputados, vai pressionar a bancada de seu partido para que aprove a proposta sem modificaçõ­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil