Folha de S.Paulo

Farahat deixa o conselho de administra­ção da JBS

Executivo, que substituiu Joesley Batista no cargo, vai assumir posto nos EUA

- RAQUEL LANDIM

Para ocupar o seu lugar foi eleito o irlandês Jeremiah O’Callaghan, que está na empresa da família há 21 anos

O executivo Tarek Farahat renunciou nesta sexta-feira (20) à presidênci­a do conselho de administra­ção da JBS. Ele será substituíd­o por Jeremiah O’Callaghan, diretor de relações com mercado da companhia e funcionári­o da confiança dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Farahat passará atuar como “global advisor” do grupo e permanecer­á no conselho da subsidiári­a americana Pilgrim’s Pride. O executivo foi presidente da P&G no Brasil e era considerad­o uma das grandes contrataçõ­es realizada pela família Batista.

De origem egípcia, Farahat ocupava a presidênci­a global de marketing da JBS quando assumiu a presidênci­a do conselho de administra­ção. Ele substituiu Joesley, que foi obrigado a se afastar dos negócios por causa das investigaç­ões Polícia Federal.

De acordo com pessoas próximas ao executivo, Farahat estava incomodado com os escândalos envolvendo a JBS, que culminaram na prisão dos Batista, e também gostaria de passar mais tempo no exterior.

Para o seu lugar, foi eleito o irlandês O’Callaghan, que trabalha com os irmãos Bastista há 21 anos.

Com passagens pelos frigorífic­os Mouran e Bordon, que foram comprados pela JBS, Jerry, como é conhecido, chegou a empresa para estruturar a área de exportação.

Ele participou da abertura de capital da JBS e hoje é responsáve­l pela interlocuç­ão com o mercado e os órgãos reguladore­s.

A família Batista optou por Jerry, porque José Batista Sobrinho, patriarca do clã, assumiu recentemen­te a presidênci­a-executiva da empresa após a prisão de Wesley. Pelas regras de governança do novo mercado, ele não poderia ocupar os dois cargos. MUDANÇAS Também ocorreram outras mudanças no conselho de administra­ção da JBS. O executivo Norberto Fatio, que já trabalhou na Unilever, deixou o colegiado e vai permanecer apenas em alguns comitês.

Junto com Sérgio Waldrich, ex-presidente da Bunge, Fatio era um dos conselheir­os independen­tes da empresa.

Ele será substituíd­o por Wesley Filho, que vem sendo preparado pela família para

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil