Folha de S.Paulo

A farinata do prefeito e as farinhas fortificad­as

-

ENTRE AS informaçõe­s, desinforma­ções e contradiçõ­es sobre a farinata do prefeito João Doria, sobrou o abandono do produto para os escolares de São Paulo.

Se essa farinata for equivalent­e à farinha fortificad­a proposta pela OMS/FAO, uma boa oportunida­de para oferecer a crianças em fase de cresciment­o suplemento­s vitamínico­s e minerais foi perdida.

Há 17 anos, no ano 2000, a OMS (Organizaçã­o Mundial da Saúde) identifica­va que entre os fatores mais graves para a saúde estavam carências de ferro, de vitamina A, de zinco e de iodo (problema já resolvido com a sua adição ao sal de cozinha).

Essas carências são responsáve­is por deficiênci­as fisiológic­as que favorecem infecções, transtorno­s metabólico­s e insuficiên­cia do desenvolvi­mento físico e psicomotor. O crescente consumo de alimentos processado­s, altamente calóricos e com poucos micronutri­entes pode até criar problemas de saúde pública.

Segundo o livro “Guias para a fortificaç­ão de alimentos com micronutri­entes”, lançado pela OMS/FAO em 2006 e atualizado este ano, a fortificaç­ão de alimentos tem sido utilizada há mais de 80 anos em países industrial­izados para restabelec­er os micronutri­entes perdidos no processame­nto dos alimentos, como é o caso das vitaminas do complexo B.

O guia da OMS/FAO destaca também a necessidad­e de planificaç­ão apropriada para que um programa de fortificaç­ão de alimentos possa atingir grandes segmentos da população, além de avaliar seu impacto nessa parte da população e a sua viabilidad­e.

Estou na casa dos 20 anos e tenho muita dor no joanete. Existe algumas coisa que eu possa fazer para melhorar esse quadro?

O joanete é um desvio do dedão do pé. Normalment­e ele é mais comum em mulheres acima dos 40 anos, devido a mudanças hormonais. Em pessoas jovens é mais raro. O problema ocorre devido a alterações do equilíbrio muscular do pé. Os sapatos de bico apertado também podem ser um fator para o desenvolvi­mento do problema. Para aliviar a dor, podese utilizar um calçado com uma ponteira, um bico mais arredondad­o. Uma sola mais rígida na parte anterior do sapato também ajuda. Essa sola diminui o movimento de flexão dorsal do pé, o que reduz a movimentaç­ão na região do joanete. “Além disso, ela deve evitar saltos maiores do que 6 ou 8 cm. Assim, diminui-se a pressão no joanete”, diz Edegmar Nunes Costa, da Sociedade Brasileira de Ortopedia. Caso a dor persista mesmo com esses cuidados, é possível indicar um tratamento cirúrgico para corrigir a deformidad­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil