Folha de S.Paulo

Jogadores seguram Levir Culpi no Santos

Pressionad­o por aliados, Modesto Roma Júnior decide manter treinador após reunião com atletas e comissão técnica

- ALEX SABINO

Em 29 partidas, Santos perdeu apenas quatro vezes com Levir, mas empates afastaram time do título nacional

Pressionad­o por aliados e torcedores, o presidente do Santos, Modesto Roma Júnior, decidiu manter Levir Culpi no comando da equipe até o final da temporada.

O descontent­amento de integrante­s do seu grupo político fez com que ele consideras­se a possibilid­ade de mudar. Conversa com elenco e comissão técnica na chegada da delegação a Santos nesta sexta (20) o convenceu a manter as coisas como estão.

“Foi uma conversa pelo bem do Santos, não pelo bem de uma pessoa. A cobrança existe sempre, mas houve o compromiss­o dos atletas [em melhorar no Campeonato Brasileiro]”, disse à Folha o presidente do clube.

Ele se recusou a dizer que os jogadores foram avalistas da permanênci­a de Levir. Mas ficou perto disso.

A Folha apurou que na reunião, os integrante­s mais experiente­s do elenco falaram em defesa do trabalho feito pelo treinador.

Diante da cobrança do presidente pelos últimos resultados, atletas tidos como líderes do grupo, como Ricardo Oliveira e David Braz disseram que o time está dando tudo em campo.

A demissão parecia tão certa que o assessor de Levir Culpi chegou a postar mensagem nas redes sociais comentando a suposta saída do treinador.

O Santos tem três empates seguidos no Nacional e perdeu oportunida­des de se aproximar do Corinthian­s na liderança. Nas últimas duas rodadas, o clube de Parque São Jorge conquistou

MODESTO ROMA JÚNIOR

presidente do Santos apenas um ponto. O Santos, dois. Tivesse vencido Vitória na segunda (16) e Sport na quinta (19), a equipe chegaria aos 54 pontos e ficaria a cinco da ponta. Em vez disso, está a nove.

Após o resultado em Recife, o Santos caiu para a quarta posição. Classifica­m-se para a Libertador­es de 2018 os seis primeiros. A vaga para o torneio se tornou a prioridade para a diretoria em 2018.

Após o reunião e consciente­s de que estavam no campo de visão dos jornalista­s, os atletas abraçaram Levir.

Em 29 jogos do técnico no comando da equipe, o time obteve 13 vitórias, 12 empates e 4 derrotas. O aproveitam­ento é de 59% dos pontos. MUDANÇA Até a eliminação nas quartas de final da Libertador­es para o Barcelona (EQU), em setembro, o estilo descontraí­do do treinador (contratado em junho) de dar declaraçõe­s engraçadas, deixar os jogadores disputarem rachões nos treinos e oferecer folgas de até dois dias após o jogos era visto mesmo na diretoria como positivo, já que ele entenderia a cabeça dos atletas.

A partir da queda no torneio sul-americano, as críticas começaram a aparecer pelos mesmos motivos que o faziam ser elogiado.

Levir é vítima também da queda de rendimento de alguns dos seus principais jogadores. Para completar, o Santos vive ano eleitoral. Modesto Roma Júnior tentará a reeleição no pleito marcado para 9 de dezembro e o final da campanha será fundamenta­l para definir o humor dos sócios votantes.

Após o empate com o Sport os muros da Vila Belmiro foram pichados com frases como “Queremos time vencedor” e “Fora Lucas Lima”. O meia foi um dos alvos da torcida organizada na chegada da delegação em São Paulo. Ele teve de ser escoltado por seguranças para o ônibus na saída do Aeroporto de Congonhas nesta sexta, assim como lateral Zeca e o atacante Kayke, que perdeu chance de marcar nos minutos finais.

Lucas Lima fica sem contrato no final do ano e tem proposta do Palmeiras. A negociação com o presidente Mauricio Galiotte é conduzida por empresário ligado ao pai de Neymar.

“Acho que os protestos são democrátic­os. São legítimos”, disse Roma Júnior, também alvo das pichações.

Foi uma conversa pelo bem do Santos, não pelo bem de uma pessoa. A cobrança existe sempre, mas houve o compromiss­o dos atletas. Acho que os protestos são democrátic­os

 ?? Ivan Storti - 16.out.2017/Santos FC ?? Levir foi contratado em junho para o lugar de Dorival Jr.
Ivan Storti - 16.out.2017/Santos FC Levir foi contratado em junho para o lugar de Dorival Jr.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil