Folha de S.Paulo

Russos azedam namoro entre gigantes tec e Washington

-

inventaram se tornou campo de possibilid­ades infinitas para malfeitore­s. Virou algo selvagem e incontrolá­vel, por isso eles estão vulnerávei­s.”

O ponto final dessa derrocada, aliás, passa por uma mudança de atitude. Na visão de outros pesquisado­res, as ambições políticas de empresas de tecnologia serão relegadas a um segundo plano agora, enquanto o dinheiro deve falar bem mais alto.

“Os executivos donos dessas firmas são, acima de tudo, empresário­s”, diz Lawrence Norden, pesquisado­r da Universida­de de Nova York, em sua sala no centro financeiro de Manhattan.

“O público vê essas empresas de outro jeito. A dinâmica mudou, e há outro entendimen­to sobre como elas ganham dinheiro, em especial o modelo econômico criado em torno das ‘fake news’. Quanto mais escandalos­a uma história, mais cliques.”

Nesse ponto, as estratégia­s do Vale do Silício em Washington se voltam para manter a liberdade que permitiu o atual modelo de negócios, evitando que o governo, a exemplo de países europeus, feche o cerco contra eles.

“Regulament­ar é uma possibilid­ade, mas há muitas perguntas sem resposta”, diz Lina Khan, pesquisado­ra da Universida­de Yale. “O que se questiona é o domínio dessas empresas. Os eventos recentes deixaram a conversa mais séria.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil