Folha de S.Paulo

Netflix identifica 8,4 milhões de assinantes que ‘devoram’ séries

Os supermarat­onistas consomem uma temporada em 24 horas

- GUSTAVO FIORATTI

Quem assistiu a todos os episódios de uma série da Netflix nas 24h seguintes ao momentoemq­ueelafoila­nçada virou estatístic­a.

A plataforma de vídeo sob demanda divulgou nesta semana que 8% de seus assinantes em 190 países se tornaram supermarat­onistas ou já praticaram o ‘binge racing’, a corrida compulsiva.

Desde 2012, foram 8,4 milhões de assinatura­s que registrara­m esse comportame­nto. O número é crescente, e em 2017 registrara­m-se 5 milhões de supermarat­onas.

“Gilmore Girls: um Ano para Recordar” é a série mais “devorada”, segundo divulga a plataforma, seguida por “Fuller House” e “Os Defensores”. No Brasil, a série mais consumida desta forma é a “The Seven Deadly Sins”. “Stranger Things” aparece apenas em oitavo lugar (e nos EUA, em décimo).

“Há cerca de cinco anos, quando a Netflix começou suas produções originais, tomamos a decisão de publicar todos os episódios de uma vez”, conta Brian Wright, vice-pre- sidente de setor dedicado a séries originais na empresa, citando o caso de “House of Cards”. “Aos poucos, percebemos que as pessoas passaram a devorar algumas séries.”

Segundo ele, a percepção do fenômeno não deve interferir na forma como as séries são pensadas. “Nossos cineastas são diversos, e não existe uma forma uniforme de contar uma história”, diz.

Wright explica que as séries mais vistas pelos supermarat­onistas não são necessaria­mente as mais populares. “‘Binge racing’ reflete o que é mais visto por fãs fanáticos.” A cada rodada, um jogador pega a carta do monstro e fica responsáve­l pelas respostas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil