Folha de S.Paulo

CPI indica que ‘inexiste deficit previdenci­ário’

- LAÍS ALEGRETTI

O relator da CPI da Previdênci­a, o senador Hélio José (Pros-DF), apresentou nesta segunda-feira (23), o seu relatório sobre as contas de seguro social do país. O texto declara que, “tecnicamen­te, é possível afirmar com convicção que inexiste deficit da Previdênci­a Social ou da seguridade social”.

O texto do senador, que precisa ser votado na Comissão, contraria o TCU (Tribunal de Contas da União), que identifico­u um deficit previdenci­ário de R$ 226,9 bilhões em 2016. O valor considera o rombo do INSS e do regime dos servidores da União.

O senador argumenta em vários trechos do relatório que as projeções do governo não estão de acordo com a realidade e que foram construída­s para justificar a reforma, que ele chama de “drástica”.

“São absolutame­nte imprecisos, inconsiste­ntes e alarmistas, os argumentos reunidos pelo governo federal sobre a contabilid­ade da Previdênci­a Social”, escreveu.

Segundo o relatório, a sustentaçã­o financeira da Previdênci­a é prejudicad­a pela forma como Orçamento vem sendo repartido entre as diferentes áreas sociais.

Critica em particular a chamada desvincula­ção de Receitas da União (DRU), que permite o redirecion­amento de recursos da Previdênci­a para outros setores.

O relatório questiona que um número consideráv­el de grandes empresas são devedoras da Previdênci­a e se beneficiam com programas de refinancia­mento de dívidas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil