Folha de S.Paulo

Número de feiras de negócios de 2018 será 14% menor que o deste ano

-

A programaçã­o das feiras de negócios de 2018 terá 30 eventos a menos que a deste ano, aponta a Ubrafe (união dos promotores), o que representa uma queda de 14%.

O efeito da crise demorou para aparecer na realização de feiras, pois elas são agendadas com muita antecedênc­ia —o calendário de 2019 já é discutido agora, por exemplo.

Não havia tido redução do número de eventos ainda. A consequênc­ia da recessão até aqui foi a diminuição do tamanho dos estandes, mas esse processo já se esgotou, diz Armando Campos Mello, presidente da entidade.

“Nós vivíamos um momento de segmentaçã­o de feiras. Agora, algumas das que haviam se separado voltarão a acontecer juntas.”

O setor que teve a maior queda foi a indústria, diz ele. Como esse é um segmento com longas cadeias de fornecedor­es, havia muitos eventos parecidos que se juntaram.

O Grupo Informa, empresa de capital inglês que organiza feiras de negócios no mundo inteiro, foi um dos que uniram dois títulos em somente um, diz Marco Basso, diretorexe­cutivo para o Brasil.

“A ‘Green Buildings’, voltada para arquitetur­a sustentáve­l, era isolada, mas foi incorporad­a por outra do setor que já fazemos. Há sinergias porque ambas atraem arquitetos e engenheiro­s e, talvez, no futuro, as duas voltem a se separar”, afirma.

A empresa busca títulos de feiras para adquirir, e se houver opções que diminuíram de porte e ficaram de um tamanho adequado para serem anexadas, isso será feito, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil