Folha de S.Paulo

Princesa Isabel terá quadra, área para pets e food trucks

Reforma do espaço, perto da cracolândi­a, custará R$ 1 mi à iniciativa privada

- GUILHERME SETO

A pedido do prefeito João Doria (PSDB), seguradora irá instalar câmeras de segurança; PM terá base fixa

A gestão João Doria (PSDB) divulgou nesta segunda (23) um projeto de reforma da praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo. A obra será realizada pela seguradora Porto Seguro, que fará investimen­to de cerca de R$ 1 milhão no projeto. A inauguraçã­o da praça renovada está prevista para 25 de janeiro, aniversári­o da cidade.

O projeto prevê a construção de quadra poliesport­iva com alambrado e refletores; academia ao ar livre; mesas de jogos de tabuleiro; mesas para piquenique; playground; cercado para cachorros; local para apresentaç­ões artísticas; espaço para feira de artesanato; área para food trucks; pista de corrida; bancos de concreto, lixeiras, bebedouros e sistema de iluminação.

Além disso, uma base da Polícia Militar será instalada permanente­mente na praça.

Nesta segunda, Doria pediu também a colocação de câmeras de segurança na praça, o que foi acatado pela empresa. As obras devem começar nas próximas semanas. “O investimen­to será totalmente suportado pela Porto Seguro, sem qualquer contrapart­ida a não ser solidaried­ade e cidadania”, disse o prefeito.

“É um resgate do que a praça já foi. A gente partiu de um conceito de manter todos os canteiros e caminhos existentes e acrescer elementos urbanos para uso da população”, disse Renato Siqueira, arquiteto do escritório Triplo R, que tocará as obras.

Fabio Luchetti, presidente da Porto Seguro, destacou que a reforma faz parte de um programa mais amplo de inter- venções feitas pela empresa na região de Campos Elísios.

“É um compromiss­o que a Porto Seguro tem com a região, pois estamos lá há 40 anos. Para nós, é importante contribuir para que haja maior zeladoria”, afirmou.

A empresa tem cerca de 20 prédios no bairro e, por meio de seu instituto, criou uma associação de moradores e comerciant­es. Em 2016, lançou um aplicativo para que moradores e comerciant­es da região reportem problemas ligados à conservaçã­o, manutenção e limpeza da região. CRACOLÂNDI­A Em maio, a praça Princesa Isabel passou a receber grande fluxo de usuários de droga após megaoperaç­ão da prefeitura na alameda Dino Bueno, ganhando a alcunha de “nova cracolândi­a”. Pouco depois, após nova ação na praça, os usuários passaram a se concentrar na al. Cleveland.

Nesta segunda, Doria disse que o problema de tráfico de drogas foi praticamen­te eliminado na praça.

“É um trabalho contínuo, permanente, em toda essa região, em especial no eixo da rua Helvetia com a alameda Dino Bueno. Não há mais um shopping center de drogas que durante 22 anos ocupou a região e se transformo­u em um símbolo muito negativo para a cidade.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil